Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 11 Pesquisador analisa o papel do jornalismo nas sociedades democráticas

Clientes

Pesquisador analisa o papel do jornalismo nas sociedades democráticas

Nov 11, 2010

Partindo do princípio que o jornalismo, representação e democracia são sistemas que estão intimamente relacionados na sociedade contemporânea, o sociólogo e doutor em Ciências da Comunicação Murilo César Soares discute essa relação na coletânea de ensaios Representações, jornalismo e esfera pública democrática, lançamento do selo Cultura Acadêmica.

“Os veículos de comunicação têm um papel ambíguo na democracia”, afirma. “Há quem acredite que, por estarem vinculados a grupos econômicos, acabam deformando o processo democrático. Há outros que veem, na liberdade de imprensa, a verdadeira condição para seu exercício.” É a partir desta polarização que o autor discute o papel do jornalismo na sociedade contemporânea, abordando a questão sob diferentes enfoques. A longo da obra, mostra como as representações do mundo social invadem os meios de comunicação e como estes criam significados e transmitem discursos que dão sentido à realidade, atingindo a percepção do cidadão. Para tanto, o autor mobiliza diferentes conceitos teóricos, embasado em extensa bibliografia recente nacional e estrangeira.

O conjunto da obra é dividido em quatro partes. Na primeira, estão textos que expõem e discutem aspectos cognitivos das representações, sua expressão mediática e sua produtibilidade social. É abordada também a retórica e as maneiras de representação no jornalismo e sua capacidade de influenciar as audiências. A segunda parte examina as acepções da democracia e o papel do jornalismo no contexto democrático e no desenvolvimento das gerações de direitos da cidadania. Aqui, são também revistos os esforços para a regulamentação e democratização dos meios de comunicação no Brasil. Na terceira, o autor dedica-se à análise das últimas seis eleições presidenciais brasileiras, abordando tanto a questão da retórica e dos contextos das campanhas eleitorais, como os enquadramentos jornalísticos dos temas políticos, procurando interpretar o seu papel na democracia brasileira. 

Por fim, faz um balanço dos resultados das investigações, formulando interpretações que relacionam as discussões teóricas às análises de situações concretas, de modo a salientar as conexões entre representações, jornalismo e democracia.

Sobre o autor – Murilo César Soares é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, lecionando no curso de graduação em Comunicação Social e de pós-graduação em Comunicação da FAAC, câmpus de Bauru. É graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Fundação Valeparaibana de Ensino (1973), mestre em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1978), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e livre-docente pela Unesp (2008). É pesquisador e orientador de projetos e dissertações de mestrado sobre as interfaces entre jornalismo, política e cidadania.

Título: Representações, jornalismo e esfera pública democrática
Autor: Murilo César Soares
Número de páginas: 275
ISBN: 978-85-7983-018-1
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Comunicação

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom