Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2011 01 Análise das cartas de Simón Bolívar revela seu esforço em construir uma imagem heróica

Clientes

Análise das cartas de Simón Bolívar revela seu esforço em construir uma imagem heróica

Jan 09, 2011

Herói da independência em diversos países, Simón Bolívar tonou-se mito inspirador de bandeiras político-ideológicas frequentemente resgatadas no continente americano, tais como a construção de uma América Latina integrada, em unidade. É ainda hoje evocado por personalidades políticas, entre elas o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que mobiliza os ideais defendidos por “el Libertador” para atualizá-los em discursos anti-imperialistas. Seus feitos, além de registrados nas páginas da História, foram também descritos por ele mesmo, em inúmeras correspondências produzidas ao longo de sua vida.

O livro Guerras e escritas: a correspondência de Simón Bolívar (1799-1830), publicado pela Editora Unesp, resulta de uma análise detalhada feita por Fabiana de Souza Fredrigo das cartas escritas por Bolívar desde sua primeira viagem à Espanha, em 1799, até 1830, ano de seu falecimento. Fabiana demonstra que Bolívar tinha consciência de seu papel histórico e revela a preocupação deste personagem em construir uma imagem que ficaria para a posteridade, a de homem público irretocável.

A autora aponta, ainda, como a historiografia foi seduzida pelo epistolário de Bolívar, visto que os autores dos séculos XIX e XX acompanharam a visão produzida por ele sobre os fatos. Ao escrever sobre suas atitudes de renúncia e denunciar injustiças de contemporâneos para com ele, Bolívar alimentou a ideia de sua indispensabilidade e forneceu subsídios para o “culto ao herói” construído em torno de sua imagem.

Fabiana de Souza Fredrigo apresenta, em Guerras e escritas, um caminho original e inovador para a compreensão desta personalidade tão explorada pelos estudos acadêmicos e por diferentes vertentes políticas na história das Américas.

Sobre a autora – Fabiana de Souza Fredrigo possui graduação (1994), mestrado (1997) e doutorado (2005) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: Chile, Simón Bolívar, literatura, memória e identidades.

Título: Guerras e escritas: a correspondência de Simón Bolívar (1799-1830)
Autora: Fabiana de Souza Fredrigo
Número de páginas: 290
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-393-0040-2

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Glísia de Souza | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom