Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2011 01 Pesquisa sobre a administração de Washington Luís investiga a modernização de São Paulo no início do século XX

Clientes

Pesquisa sobre a administração de Washington Luís investiga a modernização de São Paulo no início do século XX

Jan 16, 2011

Estudo sobre a prefeitura paulistana retrata o início das intervenções urbanísticas que transformaram uma capital colonial na principal metrópole da América Latina

Ao longo da década de 1910, a cidade de São Paulo passou por uma grande transformação: estradas de rodagem foram construídas, ruas inteiras converteram-se em bulevares e parques como o D. Pedro II e o Anhangabaú começaram a ser levantados. Em meio ao processo urbanístico de resultou na intensa metropolização e verticalização de sua estrutura, destaca-se a figura de Washington Luís, o prefeito “forasteiro” que encarnou de tal maneira o projeto republicano paulista de modernização e ocupação do espaço urbano que ganhou o epíteto de “paulista de Macaé”.

A gestão de Washington Luís e seu papel político como agente modernizador são investigados por Robson Mendonça Pereira no livro Washington Luís na administração de São Paulo (1914-1919), lançamento da Editora Unesp. A documentação utilizada para pesquisa é bastante ampla: correspondências guardadas no Arquivo Público do Estado de São Paulo, periódicos da época, livros de memórias e homenagens, além de fontes bibliográficas. São três capítulos que transitam entre o cenário político do início do século XX, os projetos de modernização e suas implicações no espaço urbano, a trajetória política de Washington Luís e o modelo de racionalização administrativa adotado por este prefeito.

Completa a obra um quarto capítulo dedicado às reformas promovidas por Washington Luís em seu segundo mandato (1917-1919), momento em que o administrador, a despeito de ter que lidar com uma série de conflitos sociais que eclodiam na Pauliceia, “consegue imprimir um toque pessoal aos projetos urbanísticos que vinham sendo discutidos no governo desde o período do conselheiro Antônio Prado (1899-1911)”.

A pesquisa também faz referências a fatos marcantes para a cidade e sua população, como a Greve Geral anarquista (1917) e a pandemia de gripe espanhola (1918) – eventos que, segundo Pereira, anunciam certos limites da fantasia de modernização da elite paulista e expõe as contradições presentes nos projetos de intervenção urbana.

Sobre o autor – Robson Mendonça Pereira é graduado, mestre e doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é professor-adjunto na Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus de Anápolis, onde desenvolve pesquisas na área de história política, com ênfase no estudo dos registros privados e na escrita autobiográfica de políticos intelectuais na Primeira República.

Título: Washington Luís na administração de São Paulo (1914-1919)
Autor: Robson Mendonça Pereira
Número de páginas: 313
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36
ISBN: 978-85-393-0021-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Glísia de Souza | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom