Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2015 12 Análise da poesia modernista resgata cultura brasileira do início do século XX

Clientes

Análise da poesia modernista resgata cultura brasileira do início do século XX

Dec 15, 2015

Edição revista e ampliada de “Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro” contextualiza questões históricas, sociológicas e literárias brasileiras

“Tupi or not tupi that is the question”. A célebre frase dita por Oswald de Andrade no Manifesto Antropofágico, em 1928 sintetiza um período histórico de extrema relevância para as artes e culturas no país: o Modernismo. É sobre este tema que a ensaísta, professora e poeta Vera Lúcia Oliveira retorna ao passado na segunda edição revista e ampliada de Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro, publicado pela Editora Unesp. 

Fruto de pesquisa iniciada no âmbito do doutorado em Línguas e Literaturas Ibéricas e Ibero-Americanas da Universidade de Palermo, da Universidade Federico II e do Instituto Universitário Oriental, ambos em Nápoles, Vera Lúcia voltou-se à produção de Oswald de Andrade e dos poetas Cassiano Ricardo e Raul Bopp, que escreveram respectivamente Martim Cererê (1928) e Cobra Norato (1931). Ao analisar a poesia, carro-chefe da vanguarda na década de 1920 e um dos suportes da produção literária moderna, a autora demonstra que o Modernismo brasileiro, além de emancipar definitivamente as letras e as artes, encontrou sua especificidade ao realizar uma ampla investigação sociocultural, abordando classes marginalizadas. 

Ao mesmo tempo, a pesquisadora expõe os aspectos controversos do movimento modernista. Se por um lado há o elogio à colonização e ao nacionalismo pitoresco, de outro existe a imagem do “mau selvagem”, que resistiu à escravidão e à catequese. De acordo com Vera Lúcia Oliveira, a existência desses dois territórios opostos se associa para a criação dos elementos que constituem a poética e a consciência crítica do Modernismo.

Em um retorno ao passado, a autora faz uma contextualização de nossa história literária, desde as crônicas de viajantes até chegar ao momento revolucionário modernista. Desse modo, ao analisar a obra dos três poetas, estrutura questões históricas, sociológicas e literárias.     

Sobre a autora -  Poeta, pesquisadora e professora, é formada em Letras em 1981 pela Unesp, câmpus de Assis; licenciada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Università degli Studi di Perugia, e doutora em Línguas e Literaturas Ibéricas e Ibero-americanas pela Universidade de Palermo. De 1997 a 2008, ensinou Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira nos cursos de graduação e pós-graduação da Facoltà di Lingue e Letterature Straniere da Università degli Studi di Lecce (hoje Università degli Studi del Salento). Desde 2009, é professora dos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras e Filosofia da Università degli Studi di Perugia, onde leciona Literaturas Portuguesa e Brasileira e Tradução Literária. Recebeu, em 2005, o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras com o livro A chuva nos ruídos (selo Escrituras).

Título: Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro
Autora: Vera Lúcia Oliveira
Número de páginas: 354
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 56,00
ISBN: 978-85-393-0509-4

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:

Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom