Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2016 08 Peter Burke navega pela história do conhecimento para oferecer nova perspectiva da sociedade da informação

Clientes

Peter Burke navega pela história do conhecimento para oferecer nova perspectiva da sociedade da informação

Aug 24, 2016

Historiador inglês traça as origens e os fundamentos desse novo domínio da ciência histórica, diferenciando-o da história da ciência e da história dos intelectuais

Logo no início de O que é história do conhecimento?, lançamento da Editora Unesp, o renomado historiador inglês Peter Burke brinca com a ideia de que, se a história do conhecimento não existisse, precisaria ser inventada, principalmente para colocar em uma perspectiva de longo prazo a revolução digital. Não à toa, o guru da administração Peter Drucker anotava, em 1993, a falta de uma história do conhecimento. E, 300 anos antes, Francis Bacon fazia a mesma observação.

Mas o que é exatamente a história do conhecimento? No que ela se diferencia da história da ciência ou da sociologia do conhecimento? Ela realmente ainda não existia em 1993? No livro, Burke mapeia não essa história, mas as suas histórias, no plural, desde a invenção da escrita ao uso de mecanismos digitais de busca, passando pelos centros de aprendizado em Bagdá e Damasco, e as questões e dilemas para armazenar o conhecimento no início da era moderna europeia. Traça as origens e os fundamentos desse novo domínio da ciência histórica, diferenciando-o de outros como a história da ciência, a história dos intelectuais ou mesmo a história cultural.

Buscando a diversidade das histórias do conhecimento, Burke começa apresentando os conceitos-chave, passa pelos processos que transformam informação em conhecimento e conclui discutindo os problemas recorrentes e as perspectivas para o futuro neste campo. Para isso, trabalha também com disciplinas afins, como a sociologia do conhecimento, a filosofia e a geografia do conhecimento. Dentro do domínio da história, as contribuições de outras ciências ganham a clareza da contextualização, possibilitando que enxerguemos com mais facilidade os processos de ruptura e continuidade desse movimento universal que é a construção do conhecimento.

O livro traz conceitos fundamentais para embarcar nesta viagem que nos faz refletir sobre os processos de criação de conhecimento, mas também de armazenamento e propagação, levando-nos ainda a pensar nos seus opostos, a perda e destruição do conhecimento acumulado, a censura, a ignorância e os usos do obscurantismo.

Sobre o autor – O historiador inglês Peter Burke é professor do Emmanuel College, na Universidade de Cambridge. De sua obra, a Editora Unesp publicou, entre outros livros, História e teoria social (2012), A Escola dos Annales (2010), Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa moderna (2010), Repensando os trópicos (2009), A arte da conversação (1995) e A escrita da história (org., 1992).

Título: O que é história do conhecimento?
Autor: Peter Burke
Tradução: Claudia Freire
Número de páginas: 211
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-85-393-0633-6

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site:www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom