Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2016 10 Debate sobre expressionismo ganha nova edição com textos extras

Clientes

Debate sobre expressionismo ganha nova edição com textos extras

Oct 17, 2016

Obra analisa a vanguarda artística que mobilizou em diferentes momentos e registros os principais pensadores marxistas de língua alemã no século XX

O expressionismo forjou uma explosiva aproximação entre correntes ideológicas e propostas estéticas opostas. Em Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo , Carlos Eduardo Jordão Machado reconstrói o expressionismo como a expressão mais acabada do complexo entrelaçamento entre vanguardas artísticas e movimentos políticos na Europa das décadas iniciais do século XX, sobretudo na Alemanha, situando o pensamento estético de Georg Lukács, Ernst Bloch, Theodor Adorno e Bertolt Brecht. Nesta segunda edição, lançada pela Editora Unesp, o autor inclui um novo capítulo que aborda a polêmica entre Adorno e Lukács e outros textos.

Além das posições dos marxistas em língua alemã do século XX, a obra discorre sobre o Congresso dos Escritores pela Defesa da Cultura, a criação da revista Das Wort, a exposição Arte degenerada e o próprio debate, retomando grande parte das intervenções significativas, sobretudo as de Brecht, Lukács e Bloch. “Como na publicação anterior, reproduzimos algumas obras de arte presentes nessa mostra, organizada pelos nazistas em 1937, entre elas dois quadros de Lasar Segall”, afirma o autor.

Com isso, Machado pretende chamar atenção, antes de tudo, para o caráter político do debate e não apenas para o fato de alguns representantes significativos das vanguardas históricas como Marinetti, G. Benn, E. Nolde e outros terem se comprometido com o nazifascismo, que tomou de assalto a Europa a partir dos anos 1920. “Pretendo, sobretudo, ressaltar também o erro histórico dos comunistas, hegemônicos na revista Das Wort, ao reduzir a quase totalidade do que foi produzido de mais avançado pelas vanguardas e pelo expressionismo alemão, em particular, ao ‘caso Benn’”.

Para Machado, ao confrontar as posições estéticas de Adorno e Lukács, fecha-se um ciclo histórico. “Ou melhor, demarcamos um capítulo da história da modernidade estética desde Espírito da utopia de Bloch até a Teoria estética de Adorno”. Nesta edição, foram ainda introduzidos os artigos: de Lukács, o inédito “Discurso proferido por ocasião do funeral de Bertolt Brecht” e “Em memória de Hanns Eisler”; e de Adorno, o ensaio “Reconciliação extorquida”.  

Sobre o autor – Carlos Eduardo Jordão Machado é professor de História da Filosofia na Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Assis. É mestre em Filosofia pela USP (1991) e doutor pela Gesamthochschule Universität Paderborn (1997).

Título: Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo 
Autor: Carlos Eduardo Jordão Machado
Número de páginas: 360 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68,00 
ISBN: 978-85-393-0637-4

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site:www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom