Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2017 07 Luiz Costa Lima recupera as acepções históricas e filosóficas da melancolia e seus vínculos com a literatura

Clientes

Luiz Costa Lima recupera as acepções históricas e filosóficas da melancolia e seus vínculos com a literatura

Jul 11, 2017

Crítico literário empreende viagem a autores desde Hipócrates, para mostrar como o conceito afetou as diversas expressões do pensamento e das artes

A melancolia surge como inquietação ocidental pela primeira vez na voz do fisiólogo grego Hipócrates (460 a.C.-370 a.C.), como um transtorno do humor associado a um mal físico, provocado pela bílis negra. Na Antiguidade, a tradição hipocrática preserva esse estado afetivo como doença do corpo, passível de conduzir à epilepsia, à cegueira ou à loucura. De lá para cá, o conceito se transformou. Ganhou novos contornos a partir da construção de vasto material, em diferentes tempos e pelas mãos de uma sorte numerosa de autores. À medida que a medicina se separa da filosofia, o termo se reveste com outros significados, não raro relacionados à condição existencial do homem. É essa trilha que o pesquisador Luiz Costa Lima percorre para mapear o fenômeno da melancolia ao longo dos séculos e construir Melancolia: Literatura, lançamento da Editora Unesp. 

Dividido em três capítulos, o texto alcança uma miríade de autores na tentativa de abordar a linha escolhida pelo autor, já que o tema contempla “mil faces”. “Fiz então questão de incluir o exame de alguns textos gregos, e não só de contemporâneos, embora, pela menor proporcionalidade daqueles, procurasse indicar tanto a diferença da incidência quanto a diversidade da experiência da melancolia nos dias de agora”, escreve Luiz Costa Lima.

Merece destaque a escolha de Costa Lima em jogar luz sobre dois escritores decisivos da literatura moderna ocidental: o tcheco Franz Kafka e o irlandês Samuel Beckett, “representantes de uma ficção que, sempre mantendo a melancolia como lastro particularizante, agora assume uma vertente crítica, irônica e satírica, sempre de cunho negativo, em seu diálogo com o mundo a ela contemporâneo”. 

Mais do que apenas mapear o constructo teórico da melancolia sob ótica humana ao longo dos séculos, Luiz Costa Lima descortina ao leitor como a experiência melancólica, na cultura ocidental, afetou, de diferentes modos, as diversas expressões do pensamento – da medicina à filosofia, da teologia à psicanálise e as artes plásticas e a literatura, mostrando as mudanças que historicamente sofre a experiência da melancolia e seu "acolhimento" pela literatura, ao mesmo tempo em que não se restringe em estabelecer uma mera e direta relação de causa e efeito entre elas. 

Sobre o autor – Luiz Costa Lima é crítico literário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Publicou importantes livros de ensaios, entre eles Mímesis e modernidade (1980), Vida e mímesis (2000), O controle do imaginário e a afirmação do romance (2009) e Frestas: a teorização em um país periférico (2013).

TítuloMelancolia: Literatura
Autor: Luiz Costa Lima
Número de páginas: 366
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68,00
ISBN: 979-85-393-0665-7

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom