Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2017 10 Mais de 30 anos depois, Brasil ganha edição de clássico de Schumpeter

Clientes

Mais de 30 anos depois, Brasil ganha edição de clássico de Schumpeter

Oct 24, 2017

Capitalismo, socialismo e democracia chega às livrarias com nova tradução e prefácio do prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz

Considerada pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz “tão relevante hoje quanto na época da sua primeira publicação, em 1942”, o texto de Joseph A. Schumpeter Capitalismo, socialismo e democracia chega, agora, às livrarias pelas mãos da Editora Unesp. Depois de pouco mais de 30 anos (a última edição brasileira foi publicada em 1984), os leitores brasileiros podem aproveitar o texto do clássico das Ciências Econômicas integralmente com nova tradução, assinada por Luiz Antônio Oliveira de Araújo. 

“A tese que vou me esforçar para demonstrar é de que o desempenho presente e futuro do sistema capitalista é tal que rejeita a ideia do seu colapso sob o peso do fracasso econômico, mas que o seu próprio sucesso solapa as instituições sociais que o protegem e cria, ‘inevitavelmente’, as condições nas quais ele não poderá viver e que designam claramente o socialismo como o seu herdeiro legítimo”, escreve Schumpeter. 

Para defender esse ponto de vista, de que o capitalismo falhará não por suas contradições, mas, sim, pelo seu êxito, o pensador dividiu seu livro em cinco capítulos, em que o autor começa por esmiuçar a doutrina marxista para, em seguida, avaliar quais as chances de o sistema capitalista sobreviver. Em seguida, fala sobre o funcionamento do capitalismo, além de socialismo e democracia e tece breve histórico dos partidos socialistas. 

“Tornou-se uma obra clássica não só na economia como na ciência política”, anota Stiglitz no prefácio da obra. E, para ele, a atualidade do texto reside no fato de o capitalismo enfrentar uma nova ameaça, “não do socialismo, mas da direita, dos próprios capitalistas: no presente, a questão é principalmente a de salvar o capitalismo dos capitalistas, de uma forma de estatismo muito pior, em certos aspectos, que o socialismo, algo que chamei de ‘welfarismo empresarial’, no qual o poder do Estado é usado para proteger os ricos e poderosos, não os pobres e a sociedade em geral”. 

Sobre o autor – Joseph Alois Schumpeter (1883-1950), economista e professor de Ciência Política, é conhecido por suas teorias sobre flutuações econômicas, destruição criativa e inovação tecnológica no capitalismo. Entre outras obras, publicou A natureza e a essência da economia política (1908) e História da análise econômica (1954).  

TítuloCapitalismo, socialismo e democracia
Autor: Joseph Alois Schumpeter
Tradução: Luiz Antônio Oliveira de Araújo
Número de páginas: 582
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 89,00
ISBN: 978-85-393-0691-6

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom