Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2017 12 Sebastião Velasco e Cruz analisa as relações entre Estados e mercados no comércio mundial

Clientes

Sebastião Velasco e Cruz analisa as relações entre Estados e mercados no comércio mundial

Dec 01, 2017

Cientista político verifica as mudanças ocorridas na pauta de conduta dos atores mais relevantes nesse processo: empresas, Estados e organizações supranacionais

O mundo de hoje é fruto de uma série de decisões tomadas ainda com a Segunda Guerra Mundial em atividade. Decisões, inclusive, concernentes à formatação das instituições econômicas globais. Com a convicção de que o Eixo seria derrotado, os “planejadores da paz” trabalhavam para criar ferramentas que viabilizassem o reerguimento do mundo ocidental, em ruínas pelos anos de guerra. Mas qual o espírito a ser dado a esse corpo? É desse ponto de partida que o cientista político Sebastião C. Velasco e Cruz inicia sua caminhada em Estados e mercados: os Estados Unidos e o sistema multilateral de comércio, lançamento da Editora Unesp. 

O livro mostra como esse sistema, que já beira os setenta anos, passou por incontáveis mudanças, sempre com o objetivo principal de “dinamizar a economia internacional e aplacar as rivalidades entre nações, pela remoção gradual de barreiras ao comércio e pela garantia de tratamento igual ao produto doméstico e ao produto importado, quitadas as tarifas alfandegárias e respeitadas as normas de cada país”. Sempre levando em conta o papel que os Estados Unidos trouxeram, trazem e trarão à condução das ferramentas ligadas ao comércio internacional. “Não cabe falar em previsão, muito menos em profecia”, sublinha o autor. “Mas o fato de escrever sobre a construção e as mudanças no sistema multilateral do comércio no momento exato em que ele atravessava um momento crítico envolveu sempre uma dimensão prospectiva.”

Apoiado por um sólido referencial teórico, Velasco e Cruz percorre, ao longo de nove capítulos, os meandros das relações entre estados e mercados, com foco no que diz respeito à Organização Mundial do Comércio (OMC), ao Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) e, mais recentemente, aos caminhos da Rodada Doha. “As negociações da Rodada Doha estão paralisadas há anos, e vem de mais longe ainda o clamor por reformas – amplas e profundas, envolvendo a OMC como um todo, no conjunto de suas esferas”, escreve. “Mudar é preciso – todos reconhecem –, mas as reformas não prosperam, porque dependem do acordo entre os Estados-membros, e estes divergem quanto à intensidade e a direção das mudanças necessárias. Cresce, nessas circunstâncias, a sensação de crise. Mas ela não leva ao abandono da organização ou a uma ruptura dramática. Em vez disso, desenha-se uma trajetória de expectativas decrescentes que parece condenar a OMC a um futuro melancólico.”

Sobre o autor – Sebastião Carlos Velasco e Cruz é professor de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Publicou, entre outros livros, Globalização, democracia e ordem internacional (2004); Trajetórias:capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia (2007), O Brasil no mundo: ensaios de análise política e prospectiva (2010), Os Estados Unidos no desconcerto do mundo: ensaios de interpretação (2012) e Linhas cruzadas sobre as relações entre os Estados Unidos e a Alemanha (2016).

Título: Estados e mercados: os Estados Unidos e o sistema multilateral de comércio 
Autor: Sebastião C. Velasco e Cruz 
Número de páginas: 317 
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 69,00 
ISBN: 978-85-393-0703-6

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Diego Moura | diego@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom