Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 04 Jiro Takahashi ensina como montar e manter uma pequena editora

Clientes

Jiro Takahashi ensina como montar e manter uma pequena editora

Apr 05, 2018

Editor executivo e mestre em Letras Jiro Takahashi explica, de 24 de abril a 5 de junho de 2018, o funcionamento de uma pequena editora em curso on-line oferecido pela Universidade do Livro

Em um mercado editorial cada vez mais competitivo, com e-books, grandes editoras, grandes tiragens, muitas pessoas que gostariam de abrir sua própria editora ainda têm dúvida se devem ou não assumir essa responsabilidade. Pensando nisso, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece o curso a distância sobre Como montar e manter uma pequena editora. O objetivo é analisar as oportunidades e as dificuldades de funcionamento de uma pequena editora, mostrando seu papel dentro do mercado editorial.  

Ao longo de seis aulas, o editor executivo e mestre em Letras Jiro Takahashi ministra o conteúdo que permite ao aluno conhecer o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.), os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.) e o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo.  

São levantadas questões a respeito do espaço que este tipo de empreendimento ocupa no mercado editorial, as oportunidades e riscos gerais, os cuidados editoriais, mercadológicos, legais e administrativos para a montagem de uma pequena editora, as particularidades de funcionamento e os desafios pessoais e empresariais no mundo atual. 

As aulas, destinadas a editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados, começam no dia 24 de abril a 5 de junho de 2018, totalizando 21 horas. O investimento é de R$ 320,00. O pagamento pode ser feito em até quatro parcelas no boleto bancário (para inscrições até 17 de abril) ou em até seis parcelas no cartão de crédito (para inscrições até 24 de abril). 

O curso requer uma dedicação de, ao menos, três horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios. A partir de 24 de abril, a cada terça-feira, estará disponível uma nova aula na plataforma até o seu término. Para aprovação e emissão de certificado, o aluno deve realizar 70% das atividades propostas, obtendo nota igual ou superior a sete. O prazo para impressão do certificado (disponível na plataforma) é de até 60 dias a partir da conclusão do curso pelos participantes. 

Sobre o docente - Jiro Takahashi possui mestrado em Letras pela USP, lecionando nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete da Unibero/Kroton, na Faculdade Paulista de Artes e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP. Atua no mercado editorial desde 1966. Trabalhou na Editora Ática por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990 e atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. 

Confira a apresentação em vídeo do curso:https://www.youtube.com/watch?v=Lmt0cm0rczs

Como montar e manter uma pequena editora 
Data: 24 de abril a 5 de junho de 2018
Carga horária: 21 horas
Inscrições: até 17/04/2018 para pagamento em boleto bancário e até 24/04/2018 às 23h30 para pagamento em cartão de crédito
Investimento: R$ 320,00 
Fone da Universidade: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line

 

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Diego Moura | diego@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom