Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 05 A história à prova do tempo de François Dosse ganha segunda edição revista

Clientes

A história à prova do tempo de François Dosse ganha segunda edição revista

May 21, 2018

Historiador reúne provocadores ensaios a respeito do estruturalismo e de suas relações com a história

História intelectual e epistemologia da história são os grandes temas que o historiador François Dosse aborda em A história à prova do tempo, que chega à segunda edição revista pela Editora Unesp. O texto veio ao público brasileiro com objetivo principal de suprir uma importante lacuna nos estudos historiográficos do País.

Ao longo de suas quatro grandes partes, o livro, cujo cerne são conferências proferidas pelo autor ao longo dos últimos anos – inclusive no Brasil – e ensaios, desfia as discussões do autor a respeito do estruturalismo e da história (e seu consequente esfacelamento), já trabalhados em obras como A história em migalhas e História do estruturalismo

A primeira seção dedica-se a examinar as “recomposições do sentido em história”, com temas relacionados ao papel da identidade nacional; a segunda aborda as “rupturas em história”, como os eventos de Maio de 1968; na terceira, escreve sobre as desconstruções da historicidade, com Michel Foucault, estruturalismo e pós-estruturalismo; e, por fim, na quarta parte trata do terreno limítrofe da história entre a literatura e a cientificidade, para onde traz Barthes, Lacan, Foucault.

“No campo da história, as interrogações se voltam para a escrita da história, seu estatuto e seus procedimentos epistemológicos, favorecendo um novo diálogo com a filosofia”, escreve Helenice Rodrigues da Silva, da Universidade Federal do Paraná, que assina o prefácio da obra. “Entre as abordagens essencialmente reflexivas encontram-se as questões da narratividade e da escrita da história, questões essas já abordadas, anteriormente, por autores como Paul Ricoeur e Michel de Certeau. É dessa mutação da noção de historicidade do tempo social, dessa nova operação histórica envolvendo o ator e a ação, enfim, dessa recomposição do sentido da história que François Dosse faz o inventário nesta coletânea de artigos escritos nesses últimos anos.”

Sobre o autor - François Dosse é professor de História no Instituto Universitário de Formação de Professores de Créteil e no Instituto de Estudos Político de Paris. Pesquisador associado do Instituto de História do Tempo Presente e do Laboratório de História Cultural da Universidade Saint-Quentin, em Yvelines, e coeditor da revista Espaces Temps.

TítuloA história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido 
Autor: François Dosse 
Tradução: Ivone Castilho Benedetti   
Número de páginas: 338 
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 59,00 
ISBN: 978-85-393-0214-7 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom