Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 05 Especialistas em Relações Internacionais debatem a política comercial dos EUA

Clientes

Especialistas em Relações Internacionais debatem a política comercial dos EUA

May 14, 2018

Base de discussão se centra nas instituições norte-americanas de formulação e execução do comércio externo, levando em conta questões históricas desde o período entreguerras

Diante dos atuais desafios do comércio multilateral no mundo todo, com ameaças de guerras tarifárias de todos os lados, pode ser útil perguntar: como se desenrolaram as políticas comerciais de caráter internacional dos Estados Unidos nas últimas décadas? Tullo Vigevani, Filipe Mendonça e Thiago Lima partem para responder esta e outras perguntas em Poder e comércio - A política comercial dos Estados Unidos, lançamento da Editora Unesp. 

“Este livro discute centralmente uma questão, a política de comércio internacional dos Estados Unidos, concentrando sua atenção nas instituições que a formulam e nos mecanismos de execução”, anotam os autores. “Portanto, relações internacionais, políticas econômicas, questões conceituais de comércio internacional, economia norte-americana, instituições, administração, Congresso, sociedade, serão todos considerados.” 

Ao longo dos 11 capítulos, divididos de maneira temporal, os autores trazem luz a questões de longo prazo, como, por exemplo, quais são os desafios e oportunidades percebidos pelas principais agências relacionadas à política comercial (USTR, Departamentos de Comércio, Agricultura, Tesouro, Estado) resultantes do fim da Guerra Fria, ou como mudaram ao longo do tempo os constrangimentos criados pela política doméstica, especialmente pelo Congresso, sobre a política de comércio internacional.

“Podemos adiantar que a metodologia deste livro é a das grandes narrativas, utilizada do mesmo modo que se utiliza a investigação documental e o diálogo com as teorias de relações internacionais e do comércio internacional”, escrevem. “Entendemos que por meio das grandes narrativas, é possível identificar as instituições estruturais de longa duração, compreender as razões das mudanças. As forças que atuaram e atuam para mudanças na política dos Estados Unidos de comércio internacional têm a ver com processos de longa duração, que não podem ser explicados por mudanças conjunturais, ainda que essas tenham o seu peso.”

O livro integra a Coleção Estudos Internacionais, com mais de 20 títulos dedicados ao estudo de grandes temas da área ligados à política, à economia e à sociedade.

Sobre os autores – Tullo Vigevani é professor aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordena projetos na área de Relações Internacionais. É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu). Publicou inúmeros livros e artigos sobre política externa do Brasil, comércio e integração regional e teoria das relações internacionais, também nos Estados Unidos, China, Argentina etc. Filipe Mendonça é pesquisador do Cedec e do INCT-Ineu. É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (Nepri-UFU). Publicou livros e artigos sobre Teoria das Relações Internacionais, com particular ênfase em política de comércio dos Estados Unidos. Thiago Lima é professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É pesquisador do INCT-Ineu e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI) da UFPB. Vencedor do Prêmio Capes de Tese em Ciência Política e Relações Internacionais no ano de 2015, publicou o livro O protecionismo agrícola nos Estados Unidos (Editora Unesp, 2018).

TítuloPoder e comércio - A política comercial dos Estados Unidos 
Autores: Tullo Vigevani, Filipe Mendonça, Thiago Lima 
Número de páginas: 457
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 98,00 
ISBN: 978-85-393-0713-5

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom