Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 06 ‘Lições de Ética’, de Immanuel Kant, ganha primeira edição comentada em português

Clientes

‘Lições de Ética’, de Immanuel Kant, ganha primeira edição comentada em português

Jun 18, 2018

Texto foi construído a partir de notas tomadas por alunos do filósofo

“Você não aprenderá comigo filosofia, mas a filosofar”, dizia Immanuel Kant a seus pupilos para fisgá-los. Por mais de quatro décadas, a atividade docente à qual Kant esteve dedicado resultou neste Lições de Ética, lançamento da Editora Unesp que traz à luz as anotações produzidas por alunos do pensador e chega ao Brasil pela primeira vez em português numa edição comentada. 

O texto se divide em três partes: uma apresentação capitaneada por Bruno Leonardo Cunha e Charles Feldhaus, que também traduziram a obra, seguida por dois capítulos, desenvolvidos a partir das anotações dos estudantes da Universidade de Königsberg, onde Kant ministrava suas aulas. Havia até mesmo um comércio estabelecido entre os alunos das cópias desses cadernos.

Apesar de a publicação só ter chegado ao conhecimento dos leitores pela primeira vez em 1924, “é perceptível que houve um reconhecimento progressivo da importância desses manuscritos no século XX, o que é atestado, sobretudo, nos estudos e comentários que foram desenvolvidos, desde então, utilizando esse material como um suplemento para a reconstrução e a compreensão do desenvolvimento do pensamento moral de Kant”, anotam Cunha e Feldhaus.

“Nesse sentido, assume uma posição de destaque o manuscrito estudantil (...). Ainda hoje, essa lição serve como uma introdução à ética de Kant, muito embora pareça divergir, em alguns aspectos, da doutrina crítica do imperativo categórico”, escreve, nas orelhas, Heiner F. Klemme, pesquisador da Martin Luther Universität – Halle-Wittenberg.

Em contraste ao filósofo frio e analítico em seus apontamentos, vê-se outra face de Kant. “Borowski, que, como aluno, assistiu às primeiras preleções kantianas, por exemplo, relembra que Kant se entregava por completo à sua atividade docente. As ‘lições de Kant’ são retratadas, por seu primeiro biógrafo, como ‘temperadas de piadas e bom humor, muitas vezes com citações dos livros que acabara de ler, e às vezes com anedotas que, no entanto, eram sempre relevantes’”, apontam Cunha e Feldhaus. 

Sobre o autor – Immanuel Kant (1724-1804), nascido em Königsberg, na então Prússia Oriental, foi fundador da chamada “filosofia crítica” e é majoritariamente considerado o principal filósofo da era moderna. Dele, a Editora Unesp publicou Escritos pré-críticos (2005) e Começo conjectural da história humana (2010).

TítuloLições de ética 
Autor: Immanuel Kant 
Tradução e apresentação: Bruno Leonardo Cunha e Charles Feldhaus­­
Número de páginas: 509 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 78,00 
ISBN: 978-85-393-0726-5

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom