Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 06 Cientista político diagnostica causas da atual crise política no Brasil

Clientes

Cientista político diagnostica causas da atual crise política no Brasil

Jun 11, 2018

Professor titular da Unicamp examina os fatores dos conflitos de classe no Brasil que culminaram no impeachment de Dilma Rousseff e na polarização política do momento

O emaranhado da teia política que os brasileiros acompanham diariamente pela imprensa deixa o cenário ainda mais confuso. Uma coisa, pelo menos, é certa: o País está mergulhado em uma profunda crise política. Para entender como o Brasil chegou aqui, o cientista político Armando Boito Jr. traça um panorama que joga luz sobre essas questões em seu Reforma e crise política no Brasil: os conflitos declasse nos governos do PT, lançamento da Editora Unesp em coedição com a Editora da Unicamp.

A obra se divide em duas partes principais. Na primeira, analisam-se “os governos do PT, as forças políticas que apoiaram e as que combateram esses governos, suas ideologias e seus programas, as instituições e os conflitos institucionais que marcaram o período, bem como a inserção dos movimentos sociais nas sucessivas conjunturas”, escreve Boito Jr.. “Na sua segunda parte, o livro trata da natureza e da dinâmica da crise política que redundou na deposição de Dilma Rousseff em 2016”. 

O título Reforma e crise política no Brasil pretende indicar uma particularidade da história política brasileira; seu subtítulo, o enfoque teórico. “Os ensaios de reforma (...) acabam, em pouco tempo, despertando as forças mais conservadoras da sociedade e provocando crises políticas de tipos variados”.

Ao longo de seus onze capítulos e artigos em coautoria, fica clara a opção do autor de proceder ao exame multifacetado desses conflitos e de suas complexas relações com os embates que agitam a cena política nacional talvez seja a principal contribuição de Reforma e crise política no Brasil. “A política, diferentemente do que imagina a tradição liberal, de John Stuart Mill a John Rawls, não é o espaço público onde, educadamente, as partes apresentam e examinam, racionalmente, propostas e argumentos de um e de outro lado. A política é um conflito duro de interesses e de valores, vinculados uns aos outros, e, ambos, enraizados em classes, frações de classe e camadas sociais. E nada disso é transparente”, pontua.

Sobre o autor – Armando Boito Jr. é professor titular de Ciência Política da Unicamp, editor da revista Crítica Marxista e autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. A pesquisa que originou este livro resultou de um projeto temático coordenado pelo autor e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

TítuloReforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT 
Autor: Armando Boito Jr 
Número de páginas: 336
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: 75,00 
ISBN: 978-85-393-0724-1

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom