Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 07 Obra de Marisa Lajolo que introduz à literatura completa 30 anos revigorada

Clientes

Obra de Marisa Lajolo que introduz à literatura completa 30 anos revigorada

Jul 24, 2018

Este texto, por seu tom saborosamente literário, acaba ele mesmo sendo objeto entre os territórios investigados em suas páginas

Este livro se dirige a todos que têm interesse por literatura e já devem ter-se perguntado o que é e quantos sentidos e mundos podem caber nessa palavra. Essas questões, que povoam cabeças de leitores e leitoras mundo afora, também instigaram a premiada professora Marisa Lajolo, que desenvolveu algumas respostas em seu Literatura: ontem, hoje, amanhã, lançamento da Editora Unesp.  

Esta obra, nascida há 30 anos, volta repaginada, antenada aos novos tempos entrelaçados às tecnologias digitais, que parecem subtrair leitores e, para alguns, até matar a própria literatura. “Você, eu, seu amigo, minha colega e todos os outros sócios do seletíssimo Clube de Leitores Anônimos sabemos que é mentira, que a literatura vai bem, obrigada, está vivinha da silva, e até manda lembranças...”, oferece a autora. “Mas ela mudou. Mudou muito. Mudou de cara, de endereço e até de família. E tem quem não a reconheça no novo endereço, tem quem desfaça da parentela que veio de longe. (...) São vozes rabugentas, mas paciência, que nessa conversa volta e meia vamos ter de dialogar com esses e outros resmungos semelhantes.”

Excelente porta de entrada ao conhecimento da literatura, ao longo de seus 16 capítulos,  mergulha-se até a Antiguidade e, de lá, cumpre-se passeio despreocupado pela história dos gêneros literários.  Marisa Lajolo consegue explorá-los colocando-os ora em contraste, ora em relação de complementaridade às múltiplas – e talvez incontáveis – facetas da literatura. 

A pedra angular desse texto leve e fluido, mas fundamentado e profundo, é a concepção de que há muitas literaturas, mesmo que algumas vozes não convivam bem com a diferença. “Por mais divergentes e contraditórios que sejam seus pontos de vista sobre a literatura, tais vozes acabam circulando sempre pelo mesmo universo. Mas diferente não quer dizer pior. Só quer dizer diferente.” 

LajoloSobre a autora – Marisa Lajolo é professora da Unicamp e da Universidade Mackenzie. Publicou várias obras sobre leitura no Brasil e coordenou o projeto temático que trabalhou com a documentação lobatiana depositada na Unicamp. Em 2009, em parceria com João Luís Ceccantini, organizou a obra Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil, eleito pelo Prêmio Jabuti o melhor livro de 2009 na categoria não ficção, que foi seguida por Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta (2014), ambas publicadas pela Editora Unesp. 

TítuloLiteratura: ontem, hoje, amanhã
Autora: Marisa Lajolo
Número de páginas: 170
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-393-0722-7 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom