Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 07 Releitura de Gramsci convida à reflexão sobre atual momento político brasileiro

Clientes

Releitura de Gramsci convida à reflexão sobre atual momento político brasileiro

Jul 10, 2018

Pesquisa de Marcos Del Roio contribui tanto para conhecer o contexto político a partir do qual Gramsci se posiciona quanto para explicitar as contradições de nossa realidade

A sociedade brasileira hoje parece varrida por uma onda de forças conservadoras, em que se confiscam direitos de ir e vir e até a própria cidadania. Diante deste quadro, a obra Gramsci e a emancipação do subalterno, do historiador e cientista político Marcos Del Roio – lançamento da Editora Unesp – vem em boa hora.

“O trabalho de pesquisa de Marcos Del Roio é reconhecido nacional e internacionalmente, sobretudo pelo modo como salienta a atualidade dos conceitos gramscianos para a compreensão da realidade brasileira”, salienta a filósofa Anita Helena Schlesener, que assina o prefácio da obra.

Ao longo de seus dez capítulos, e a partir de uma escrita clara, concisa e profunda, Del Roio retoma temas que tem aprofundado no curso de suas pesquisas, articulando conceitos fundamentais para entender os processos atuais de dominação: hegemonia, subalternidade, jacobinismo, revolução passiva, reforma intelectual e moral, espírito de cisão, educação e autoeducação das massas. “As observações de Gramsci sobre a subalternidade são muito importantes para se entender os processos de dominação ou de adestramento da subjetividade por meio da educação, principalmente no Brasil, onde se vive um processo de permanente educação repressiva, tão continuada que foi naturalizada na família e também na escola, transparecendo nos momentos de reação conservadora como o que se vive neste início de século XXI”, continua Anita Helena. 

“Este volume é composto por uma dezena de ensaios escritos ao longo do tempo numa diversidade de ocasiões e com objetivos também diferentes”, anota Del Roio. Autores como Rosa Luxemburg, Lenin e, em alguma medida, Sorel são trazidos à reflexão e à própria fundamentação teórica de Gramsci. “A construção do devir histórico como processo de emancipação e unificação da humanidade constituiu a razão do viver de Gramsci e para a qual mobilizou toda sua vontade e capacidade intelectual.” 

Sobre o autor – Marcos Del Roio é formado em História e Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciência Política pela FFLCH. É professor titular em Ciências Políticas na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Marília, onde pesquisa e orienta nas áreas de Teoria Política do Socialismo e Política Operária. É também editor da revista Novos Rumos, presidente do Instituto Astrojildo Pereira e presidente da International Gramsci Society Brasil. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FFC da Unesp.

TítuloGramsci e a emancipação do subalterno
Autor: Marcos Del Roio
Número de páginas: 258
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 62,00
ISBN: 978-85-393-0730-2  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom