Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 08 Economia institucional ganha trabalhos inéditos em português

Clientes

Economia institucional ganha trabalhos inéditos em português

Aug 20, 2018

Escola pouco explorada na teoria econômica oferece uma alternativa baseada na análise evolucionária dos modos instituídos de reprodução material

A Economia Institucional, como uma das vozes críticas mais consistentes contra a fé desmedida nos mercados e a matematização desnecessária da teoria econômica, é uma escola ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem sendo redescoberta. Ela é inaugurada no final do século XIX nos Estados Unidos e ganha importância no período entre as duas guerras mundiais, inspirando em grande medida o New Deal de Franklin Roosevelt. Nesse processo, os leitores brasileiros são brindados com Economia institucional: fundamentos teóricos e históricos, lançamento da Editora Unesp com doze artigos: oito traduções de materiais inéditos em português e quatro artigos de pesquisadores nacionais.

“Este livro originou-se da inquietação de seus organizadores sobre a falta de uma coletânea de trabalhos que, em seu conjunto, pudesse subsidiar um entendimento robusto sobre as principais questões tratadas pela abordagem Institucionalista Original”, escrevem os organizadores.

O livro divide-se em quatro partes. Na primeira, examinam-se as origens e os fundamentos da escola, com trabalhos clássicos da escola, entre eles um texto de Thorstein Veblen e outro de John Commons, além do artigo de Walton Hamilton, que deu nome à escola. Em seguida, na segunda, fala-se do conceito de instituições na literatura contemporânea, com textos de Walter Neale, David Dequech e Geoffrey Hodgson. Já a terceira, sobre teoria, história e método do institucionalismo, conta com outro artigo de Hodgson e textos de Karl William Kapp e Anne Mayhew. Por fim, a quarta parte discute os avanços da agenda de pesquisa, com três artigos de autores brasileiros (um de Octávio Conceição, outros das duplas Alexandre Salles e Rafael Camatta, e Felipe Almeida e Huáscar Pessali).

“A Economia Institucional moderna pode ajudar a reformar as ciências sociais e desenvolver o nosso conhecimento sobre como as economias contemporâneas funcionam”, anota o professor da Universidade de Hertfordshire Geoffrey M. Hodgson. A coletânea, mais do que introdução ao pensamento da Escola Institucionalista para estudantes e profissionais da ciência econômica no Brasil, serve também a todos em geral que se preocupam com a construção de uma teoria econômica mais crítica e mais realista.

Sobre os organizadores - Alexandre Ottoni Teatini Salles é PhD em Economia pela Universidade de Hertfordshire (Inglaterra) e professor associado do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Huáscar Fialho Pessali é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ramón Garcia Fernández é professor titular no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e atua também no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais dessa instituição.

TítuloEconomia institucional: fundamentos teóricos e históricos
Organizadores: Alexandre Ottoni Teatini Salles, Huáscar Fialho Pessali e Ramón Garcia Fernández
Número de páginas: 401
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 74,00
ISBN: 978-85-393-0712-8  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom