Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 11 Educação livre de amarras reduz a formação de ódio na sociedade

Clientes

Educação livre de amarras reduz a formação de ódio na sociedade

Nov 26, 2018

Bertrand Russell defende caminhos educacionais que levam a pensar no aluno como indivíduo e cidadão e não como recruta para o Estado

Pensar o ensino para além das fórmulas pré-estabelecidas e consideradas naturais pode ser bastante desafiador. E é este caminho que o pensador multifacetado Bertrand Russell (1872-1970), uma das personalidades mais influentes do século XX no campo das ciências humanas, percorre em Educação e ordem social, lançamento da Editora Unesp.

“Embora a parte cognitiva do homem seja a base da sua excelência, está longe de ser a sua totalidade”, anota Russell. Publicadas em 1932, as palavras do autor ecoam com atualidade. “Espelhar o mundo não basta. É preciso espelhá-lo com emoção: uma emoção específica, adequada ao objeto, e um prazer geral pelo mero ato de saber. Juntos, porém, o saber e o sentir ainda não são suficientes para o ser humano completo. Neste mundo em contínua aceleração, os homens desempenham seu papel como causas da mudança e, tendo consciência de si como causa, exercem a vontade e tomam ciência do poder.”

Ao longo de 16 capítulos, Bertrand Russell trabalha a ideia de uma “educação livre”. “O argumento favorável à maior liberdade possível na educação é muito forte. Para começar, a ausência de liberdade envolve conflitos com adultos que costumam ter um efeito psicológico muito mais profundo do que se pensava até pouco tempo atrás”, escreve. “A criança que de algum modo é coagida tende a reagir com ódio e se, como costuma acontecer, não for capaz de expressar livremente o seu ódio, este será entranhado e poderá mergulhar no inconsciente, com toda espécie de consequências estranhas pelo resto da vida.”

“O resultado desse estado de coisas é que a educação se tornou parte da luta pelo poder entre religiões, classes e nações”, defende. “O aluno não é considerado por aquilo que ele é em si mesmo, mas é tido como um recruta: a máquina educacional não se preocupa com o seu bem-estar, mas com propósitos políticos ulteriores.” Nesta linha, Educação e ordem social faz jus ao nome e vai além dos limites da sala de aula, explorando também temas como religião, sexo, patriotismo, competição e propaganda. 

Sobre o autor - Bertrand Russell (1872-1970) foi um dos pensadores mais admiráveis do século XX. Filósofo, matemático, inovador na área da educação, defensor da liberdade intelectual, social e sexual, militante da paz e dos direitos humanos, também é autor de prolífica, popular e influente obra que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1950. Pela Editora Unesp, tem publicados Por que os homens vão à guerra? (2014), Sobre a educação (2014) e Casamento e moral (2015).

TítuloEducação e ordem social
Autor: Bertrand Russell 
Tradutor: Fernando Augusto Lopes 
Número de páginas: 234 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 59,00 
ISBN: 978-85-393-0752-4  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom