Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 11 Obra capital de Descartes ganha tradução acrescida dos ensaios originais

Clientes

Obra capital de Descartes ganha tradução acrescida dos ensaios originais

Nov 07, 2018

Além do ensaio Discurso do método, edição traz outros três, publicados com o texto original publicado 1637: A dióptrica, Os meteoros e A geometria

Pilar da ciência moderna, a obra seminal do filósofo e matemático francês René Descartes ganha corpo pelas mãos da Editora Unesp numa ousada edição comentada: Discurso do método & Ensaios. Além da tradução para o português do Discours de la methode [Discurso do método], o leitor brasileiro pode contar com os três ensaios que originalmente o acompanhavam em 1637: La dioptrique, Les météores, La géométrie.               

Discurso & Ensaios anuncia explicitamente o advento de uma filosofia prática que promove a união entre a ciência e a técnica, dando o primeiro passo para o nascimento da tecnologia, entendida como racionalização científica (metódica) da técnica, para tornar efetivo o ato técnico de controle (domínio) da natureza, cuja possibilidade se assenta na concepção de que a natureza é simples matéria em movimento, desprovida de qualquer finalidade intrínseca”, escreve o organizador e um dos tradutores da obra, Pablo Rubén Mariconda.            

Diferentemente das traduções já existentes em todo o mundo, que se atêm apenas ao Discurso do método, esta edição é composta pelo discurso introdutório em seis partes, que constitui o ensaio sobre o método; pelos dez discursos que compõem o ensaio A dióptrica, sobre lentes e instrumentos ópticos; pelos dez discursos do ensaio Os meteoros, sobre meteorologia, que contém a explicação cartesiana do arco-íris; e pelos três livros que compõem o ensaio A geometria, sobre a resolução de equações e a produção das curvas correspondentes.            

Assim, o leitor brasileiro terá a oportunidade de reorientar a interpretação da obra do pensador, eliminando as distorções verificadas ao longo do tempo e mantendo como pano de fundo a radicalidade do projeto cartesiano do qual esta obra faz parte. A tradução, robustecida com notas explicativas, foi feita diretamente do original em francês e contou com equipe de seis tradutores capitaneados por Pablo Rubén Mariconda.  

Sobre o autor - René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático nascido na França. Criou o pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.  

TítuloDiscurso do método & Ensaios 
Autor: René Descartes 
Organizador: Pablo Rubén Mariconda 
Tradutores: César Augusto Battisti, Érico Andrade, Guilherme Rodrigues Neto, Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli, Pablo Rubén Mariconda, Paulo Tadeu da Silva 
Número de páginas: 525 
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 118,00 
ISBN: 978-85-393-0755-5

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom