Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 12 Áreas de segurança e defesa ganham dicionário com mais de mil páginas

Clientes

Áreas de segurança e defesa ganham dicionário com mais de mil páginas

Dec 03, 2018

Com quase uma centena de verbetes, textos foram elaborados pelos mais importantes pesquisadores nacionais e estrangeiros da área de relações internacionais e ciências correlatas

Um dicionário de campo específico é bem-sucedido quando reúne dois elementos principais: a facilidade com que seus consultantes encontram termos que gerem conhecimento capital e sintético e qualidade de seus especialistas quando da escrita dos verbetes. Neste Dicionário de segurança e defesa, lançado pela Editora Unesp em coedição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, as duas características transbordam em suas mais de mil páginas. A organização é de Héctor Luis Saint-Pierre e Marina Gisela Vitelli.            

Os quase cem verbetes intrinsecamente associados à área das relações internacionais, orbitam diversas ciências, como a sociologia, a ciência política, a geografia, a história, a economia e os estudos do campo militar. “Assim, ainda carente de arcabouço teórico e metodológico que estruture os diferentes aportes, essa área se nutre de uma série de áreas epistêmicas que contribuem para o seu desenvolvimento. Ele contém verbetes concernindo aos conceitos mais significativos empregados na área de defesa e segurança. São textos elaborados pelos mais importantes pesquisadores de cada tema, tanto nacionais quanto estrangeiros”, anotam os organizadores no prefácio.            

“Um dicionário acadêmico é diferente de um glossário, por isso definimos inicialmente e como critério epistêmico que os verbetes não poderiam se conformar em ser meramente descritivos, mas seria uma exigência científica procurar a máxima profundidade nas análises, cientes da qualidade que cabe a um dicionário pioneiro em sua área”, escrevem. Além de os verbetes abordarem criticamente os conceitos diante de perspectivas teóricas variadas, os autores oferecem uma ampla lista bibliográfica para aqueles que desejem se aprofundar no assunto discutido.  

Sobre os organizadores - Héctor Luis Saint-Pierre é doutor em filosofia pela Unicamp. Pós-doutor pela Universidad Autónoma de México. Professor titular da Unesp. Coordenador executivo do IPPRI/Unesp. Fundador e líder do Gedes/Unesp. Diretor institucional da Abed (2012-2014). Membro do diretório da Abri e coordenador da área de Segurança Internacional, Defesa e Estratégia da Abri (2015-2017).

Marina Gisela Vitelli é doutora em relações internacionais pela Universidade Nacional de Rosario, professora visitante na Unifesp e professora colaboradora no Programa San Tiago Dantas. Membro do Gedes.  

Título: Dicionário de segurança e defesa 
Organizadores: Héctor Luis Saint-Pierre e Marina Gisela Vitelli 
Número de páginas: 1.038 
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 140,00 
ISBN: 978-85-393-0753-1 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom