Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2018 12 Todorov discute gêneros literários em coletânea de ensaios

Clientes

Todorov discute gêneros literários em coletânea de ensaios

Dec 10, 2018

Reflexões do pensador búlgaro contribuem para trazer à tona o debate, que se encontrava fora ordem do dia nos estudos literários e semióticos

Há quem pense que as discussões sobre os gêneros de discurso estão mortas. Porém, nada mais longe do que a realidade – o tema caminha para o centro do palco. E Tzvetan Todorov, em Os gêneros do discurso, lançamento da Editora Unesp, traz reflexões que repõem o assunto na ordem do dia nos estudos literários e semióticos.

“Quando releio esses textos, um aspecto me chama a atenção, que talvez possa suscitar a hesitação de meu leitor: é seu caráter, de certa forma, intermediário”, adverte o pensador búlgaro. “Não me interesso pela simples especulação nem pela descrição dos fatos por si mesmos: não me canso de passar de uma a outra.”

Os ensaios estão agrupados em quatro grandes partes. Na primeira discutem-se, de forma geral e teórica, noções de literatura, discurso e gênero; na segunda, vêm a lume estudos dos dois maiores “gêneros” literários (aspas de Todorov), a ficção e a poesia, “e o problema comum a eles é o da representação por meio da linguagem”; já na terceira parte são analisados textos de Dostoievski, Edgar Allan Poe, Joseph Conrad, Henry James e Rimbaud, que compartilham a problemática da recusa da interioridade particular; na quarta seção, o autor se debruça sobre os gêneros não literários (como adivinhações, o discurso da magia, o chiste e o jogo de palavras), as questões dos níveis de análise e da variedade das formas verbais, que ocupam nela um lugar importante.

“Apesar de esses estudos serem animados por um espírito comum, que tem sua origem na ideia de que a literatura é uma explicação das potências da linguagem (a mais intensa), eles foram escritos em separado, entre 1971 e 1977, por isso há certas retomadas ou, ao contrário, certas divergências, que não procurei eliminar de modo sistemático”, explica Todorov. Em seu conjunto, porém, transitam sobre um mesmo eixo temático e se completam, compondo um estudo consistente sobre o assunto. Ao mesmo tempo, seus ensaios dão robustez e conversam com outros textos, como Teorias do símbolo e Simbolismo e interpretação. 

Sobre o autor - Tzvetan Todorov, nascido na Bulgária, em 1939, radicou‑se na França em 1963. Filósofo, historiador, crítico literário, é autor de dezenas de obras. Sua trajetória intelectual é permeada pela multiplicidade temática. Inscreve‑se entre os expoentes surgidos no século XX no campo das ciências humanas. Faleceu em 2017, em Paris. De sua obra, a Editora Unesp já publicou Teoria da literatura: textos dos formalistas russos (2013), Simbolismo e interpretação (2014), A vida em comum: ensaio de Antropologia geral (2014), Teorias do símbolo (2014), Crítica da crítica (2015) e Diante do extremo (2017). 

Título: Os gêneros do discurso
Autora: Tzvetan Todorov
Tradutora: Nícia Adan Bonatti 
Número de páginas: 459 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 78,00
ISBN: 978-85-393-0762-3  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom