Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 01 Ensaios inéditos de Euclides da Cunha reunidos em coletânea

Clientes

Ensaios inéditos de Euclides da Cunha reunidos em coletânea

Jan 14, 2019

Além das diversas facetas de sua produção, o leitor também terá acesso a textos que permaneciam apenas na forma de manuscritos, em bibliotecas brasileiras e estrangeiras

Autor precoce, Euclides da Cunha começou a produzir ensaios aos 17 anos. Ao longo de sua brilhante carreira cultivou este gênero narrativo com extraordinário talento até 1909, ano de sua morte. A maioria dos seus ensaios, já bastante divulgados, ganhou fortuna crítica apreciável, porém outros até recentemente permaneceram esquecidos em arquivos e bibliotecas dentro e fora do Brasil por mais de um século. Finalmente, agora os leitores poderão acessar uma grande fatia dessa produção em Ensaios e inéditos, lançamento da Editora Unesp que inaugura a série de textos em prosa de Euclides da Cunha até então não publicados.

“Quisemos oferecer a nossos leitores um número significativo de ensaios do autor”, explicam os organizadores do projeto, Leopoldo M. Bernucci e Felipe P. Rissato. “Denominamos 'inéditos' aqui aqueles textos que (1) até hoje se encontravam em manuscritos não publicados e localizados em diversos arquivos e bibliotecas, fora e dentro do Brasil, (2) nunca tinham aparecido em livros e (3) são esboços, geralmente fragmentados, de alguns ensaios publicados em Contrastes e confrontos, Peru versus Bolívia e À margem da história”.

O livro também abre uma janela para a “casa das máquinas” da produção euclidiana, demonstrando seu processo de construção pessoal e exibindo, por exemplo, os rastros de reformulação e vacilações que revelam o processo íntimo de lapidação da produção textual do autor. “Em 1888, aos 22 anos, pouco antes de colaborar para um grande jornal (A Provincia de São Paulo) e ainda aluno da Escola Militar, Euclides já delineava suas ideias sobre política e sociedade”, anotam os organizadores do projeto, no prefácio. “É o que encontramos no pequeno texto intitulado “O Estado atual”: Uma grande distensão de paixões e um deplorável extravasamento de bílis – eis o que agita a sociedade brasileira – eis o que a sociedade brasileira atualmente produz… Eu às vezes descreio que haja uma lógica na história – consequência imediata de uma lei positiva e reguladora da existência das sociedades…”

Resultado de minucioso trabalho de investigação, cotejo e estabelecimento de texto, o lançamento de Ensaios e inéditos proporciona fôlego renovado à pesquisa e à compreensão da obra de um dos nomes mais luminosos da intelectualidade brasileira.

Sobre o autor - Euclides da Cunha (1866-1909) foi escritor, jornalista, professor e poeta. Sua obra mais conhecida é Os Sertões, resultado de pesquisas históricas, científicas e do trabalho de correspondente para o jornal O Estado de S. Paulo na Guerra de Canudos, no sertão da Bahia.

Título: Ensaios e inéditos
Autor: Euclides da Cunha
Coordenadores: Leopoldo M. Bernucci e Francisco Foot Hardman
Organização, estabelecimento de texto, prefácio e notas:  Leopoldo M. Bernucci e Felipe Pereira Rissato
Número de páginas: 458
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 60,00
ISBN: 978-85-393-0735-7

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom