Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 02 Clássico de Roland Barthes chega em edição revigorada

Clientes

Clássico de Roland Barthes chega em edição revigorada

Feb 05, 2019

Em ‘Fragmentos de um discurso amoroso’, ele propõe caminhos originais e estimulantes para explicar – ou pelo menos esclarecer – a experiência amorosa e o ser enamorado

“Ninguém tem vontade de falar de amor se não for para alguém”, entoou o filósofo e semiólogo francês Roland Barthes em seu Fragmentos de um discurso amoroso. Neste clássico das ciências humanas, que ganha numa nova edição revigorada pelas mãos da Editora Unesp, o autor delineia uma trilha para explicar a experiência amorosa e o ser enamorado do ponto de vista da linguagem. 

Publicado originalmente em 1977, as palavras de Barthes ainda transpiram atualidade. “A necessidade deste livro se apoia na seguinte consideração: o discurso amoroso é hoje de uma extrema solidão”, escreve. “Esse discurso talvez seja falado por milhares de pessoas (quem sabe?), mas não é sustentado por ninguém; foi completamente abandonado pelas linguagens circunvizinhas: ou ignorado, ou depreciado, ou ironizado por elas, excluído não somente do poder, mas também de seus mecanismos (ciências, conhecimentos, artes).”

Com a consagrada tradução de Hortênsia dos Santos, exaustivamente revisada, o livro divide-se em dezenas de termos (ou fragmentos, como expõe o título). Cada um deles traz um universo próprio, modelando a experiência do sujeito apaixonado – “Arrebatamento”, “Ausência”, “Ciúme”, “Culpas”, “Demônios”, “Espera”, “Fofoca”, “Identi­ficação”, “União” –, para resgatar e a­firmar o discurso amoroso. “É um retrato, se quisermos, que é proposto; mas esse retrato não é psicológico; é estrutural: ele oferece como leitura um lugar de fala, o lugar de alguém que fala de si mesmo, amorosamente, diante do outro (o objeto amado) que não fala”, oferece Barthes.

Sobre o autor - Roland Barthes (­1915‑1980) é um dos principais representantes da semiótica e do estruturalismo francês dos anos 1950 e 1970. É ao texto literário – por excelência, lugar dos significados plurais – que o autor dedica a maior parte de suas análises. Pensador profícuo, ligado tanto a temas clássicos como à vanguarda literária, Barthes concilia em seus textos abordagem acadêmica e prazer estético. Sua influência intelectual resiste até hoje na crítica e na prática literárias. 

TítuloFragmentos de um discurso amoroso
Autor: Roland Barthes 
Tradutora: Hortênsia dos Santos 
Número de páginas: 287 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 54,00 
ISBN: 978-85-393-0760-9

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom