Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 03 Habermas analisa a crise da inclusão do outro no mundo atual

Clientes

Habermas analisa a crise da inclusão do outro no mundo atual

Mar 18, 2019

Obra do filósofo alemão serve como termômetro para lidar com a ascensão de posições nacionalistas, xenófobas, autoritárias e racistas na sociedade

Ao se observar o noticiário, percebe-se que, nacional e internacionalmente, ganham relevo posições ultranacionalistas, imbuídas de racismo, xenofobia e toda sorte de sentimentos autoritários, supostamente sepultados no século XX. Como ferramental para lidar com essas questões, a publicação de A inclusão do outro: estudos de teoria política, de Jürgen Habermas, pela Editora Unesp, encontra timing perfeito. O texto junta-se à Coleção Habermas, dedicada a facilitar ao leitor brasileiro o acesso das obras do pensador. 

“O livro é uma coletânea de ensaios que combina, de modo sistemático, as reflexões teóricas sobre as relações entre moral, política e direito, com uma análise das questões práticas de inclusão do outro enfrentadas pelas sociedades democráticas, que, ainda enquadradas pela normatividade do Estado nacional, se defrontam com os fenômenos do multiculturalismo e da globalização”, escreve Denilson Luís Werle, professor de Ética e Filosofia Política no departamento de Filosofia da UFSC que traduziu a obra.

Ao longo de seis partes, Habermas analisa a inclusão do outro em diferentes âmbitos, como no contexto mais abstrato da argumentação moral, que visa explicitar o teor cognitivo de uma moral universalista do respeito igual e da responsabilidade solidária por cada um; em discussões e posicionamentos sobre o desenvolvimento do Estado nacional e a concepção liberal igualitária de cidadania democrática em sociedades plurais, multiculturais e globalizadas; nas concepções de direitos humanos e nas reflexões sobre o cosmopolitismo e direito internacional; no âmbito das lutas por reconhecimento no contexto dos Estados constitucionais democráticos; nas concepções normativas de democracia e na defesa da concepção de política deliberativa a partir do aprofundamento dos vínculos entre Estado de direito e democracia radical. “O fio condutor das discussões é a questão sobre como assegurar a coexistência em igualdade de direitos e a convivência no respeito mútuo entre as pessoas no contexto de um crescente pluralismo de planos de vida pessoais e formas de vida culturais, que não apenas são diferentes, irreconciliáveis e estranhos entre si, mas que muitas vezes querem permanecer assim”, pontua Werle. 

A contribuição do livro reside, justamente, no diagnóstico das sociedades contemporâneas e para a reflexão sobre as questões teóricas e normativas que dele emergem.  

Sobre o autor - Um dos mais importantes filósofos da atualidade, Jürgen Habermas, nascido na Alemanha em 1929, criou uma nova visão sobre as relações entre linguagem e sociedade. Foi professor de Filosofia da Universidade de Heidelberg e da New York School for Social Research, além de codiretor do Instituto Max Plank para a Investigação das Condições de Vida do Mundo Técnico-Científico, em Starnberg. Um dos seus livros mais recentes é Textos e contextos (Editora Unesp, 2015). 

Título: A inclusão do outro: estudos de teoria política
Autor: Jürgen Habermas 
Tradução: Denilson Luís Werle 
Número de páginas: 575 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 98,00 
ISBN: 978-85-393-0768-5  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom