Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 04 Poemas de Ai Qing sobre vinda à América do Sul ganham tradução

Clientes

Poemas de Ai Qing sobre vinda à América do Sul ganham tradução

Apr 08, 2019

Edição bilíngue reúne o material produzido pelo chinês durante sua viagem pelo continente durante a comemoração do cinquentenário de Pablo Neruda

Durante dois meses, um dos maiores poetas da literatura moderna da China, Ai Qing, atravessou quatro continentes, dois oceanos e passou por uma dezena e meia de cidades rumo à América do Sul para o cinquentenário do poeta Pablo Neruda, de quem era amigo. Essa rica produção de poemas gerada a partir da travessia do extremo Oriente ao extremo Ocidente foi reunida pela primeira vez em português pela Editora Unesp na obra Viagem à América do Sul, numa edição bilíngue traduzida direto dos originais chineses.                    

“Como concepção geral da série de poemas aqui reunida, buscamos reconstituir a produção que esteve diretamente associada a toda a viagem, desde a partida até a volta definitiva para a China”, explica o responsável pelo projeto, Francisco Foot Hardman. “Isso dá ao conjunto um sentido único de mútua reverberação entre os poemas.”

O conjunto de 21 poemas que compõe a obra é fruto de uma vasta pesquisa e checagem documental que não se restringiu apenas ao seu Diário de Viagem, mas alcança diversos periódicos, coletâneas e outras obras. Contempla, ainda, a passagem do poeta chinês pelo Brasil. Ele esteve no Rio de Janeiro, onde compôs belos exemplares de sua visão da capital carioca e do país, em três poemas bem acabados, e Recife, de onde lança saudações a toda a América do Sul.

“A América do Sul, que ele conhece e explora por maior tempo, não sairá jamais de sua imaginação poética e memória afetiva, embora a vida e a história nunca mais lhe tenham permitido voltar”, anota Foot Hardman. “Mas, talvez, aos exatos 65 anos da passagem de Ai Qing pela América do Sul, possamos intuir algo não concluído nessa travessia, entre dois lados do mundo, entre dois oceanos de histórias tão distintas, algo ainda por atravessar.”

Sobre o autor - Ai Qing (Jinhua, 1910 – Pequim, 1996) é um dos maiores poetas da literatura moderna na China. Escreveu dezenas de livros e foi traduzido em idiomas ocidentais e orientais. Em língua portuguesa, saiu uma primeira antologia de sua Poesia escolhida, em Macau, em 1987. Em 1991, a editora da Literatura e Arte Huashan reuniu suas Obras completas em cinco grandes volumes. Entretanto, os poemas de sua memorável viagem nunca haviam sido reunidos em um único volume. Viagem à América do Sul é seu primeiro livro traduzido e editado no Brasil.

TítuloViagem à América do Sul
Autor: Ai Qing 
Projeto, organização e introdução: Francisco Foot Hardman 
Pesquisa, tradução e revisão: Fan Xing e Francisco Foot Hardman 
Número de páginas: 204 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-393-0776-0  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom