Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 04 Todorov aproxima poesia e prosa em coletânea de ensaios

Clientes

Todorov aproxima poesia e prosa em coletânea de ensaios

Apr 29, 2019

Ao escolher a construção de seu pensamento apoiado em dicotomias, o filósofo búlgaro busca manter como objetivo primordial uma teoria formal da literatura

É impossível compreender a literatura sem o olhar que se volta a seu componente poético, minimalista, ao passo que o estudo linguístico só se completa em face dos desdobramentos literários ensejados pela linguagem. É nesta toada que Tzvetan Todorov tece, em dezesseis ensaios escritos entre 1964 e 1969, seu Poética da prosa, lançamento da Editora Unesp. 

“Todo estudo que pretenda ser científico enfrenta problemas de terminologia”, pontua o autor. “Contudo, a maioria dos pesquisadores nega aos estudos literários o direito a uma terminologia bem definida e precisa, sob o pretexto de que o recorte dos fenômenos literários muda de acordo com as épocas e os países.”

A coletânea repousa na escolha da dicotomia como forma de perseguir uma teoria formal da literatura. Todorov apoia-se em “poética e leitura”, “linguagem e literatura” e “diferença e semelhança”, categorias que regem o andamento da história. 

Especialmente sobre esta última, Todorov considera que a narrativa se constitui na “tensão de duas categorias formais, a diferença e a semelhança; a presença exclusiva de uma dentre elas nos conduz a um tipo de discurso que não é narrativa”, escreve. “Se os predicados não mudam, estamos aquém da narrativa, na imobilidade do psitacismo; mas, se eles não se assemelham, estamos além da narrativa, em uma reportagem ideal, toda forjada de diferenças. O simples relato de fatos sucessivos não constitui uma narrativa: é preciso que esses fatos sejam organizados, ou seja, afinal, que eles tenham elementos em comum. Mas, se todos os elementos forem comuns, não há mais narrativa, pois não há mais nada a contar.” 

Sobre o autor - Nascido na Bulgária, em 1939, Tzvetan Todorov radicou‑se na França em 1963. Filósofo, historiador, crítico literário, é autor de dezenas de obras. Sua trajetória intelectual é permeada pela multiplicidade temática. Inscreve‑se entre os expoentes surgidos no século XX no campo das ciências humanas. Faleceu em 2017, em Paris. De sua obra, a Editora Unesp já publicou Teoria da literatura(2013), Simbolismo e interpretação (2014), A vida em comum (2014), Teorias do símbolo (2014), Crítica da crítica (2015), Diante do extremo (2017) e Os gêneros do discurso (2018). 

TítuloPoética da prosa
Autor: Tzvetan Todorov 
Tradução: Valéria Pereira da Silva 
Número de páginas: 359
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68,00
ISBN: 978-85-393-0778-4  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom