Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 05 Hartmut Rosa discute a paradoxal falta de tempo no mundo moderno

Clientes

Hartmut Rosa discute a paradoxal falta de tempo no mundo moderno

May 27, 2019

Sociólogo alemão debruça-se sobre a seguinte contradição: se podemos ganhar enormes quantidades de tempo com a tecnologia, por que não dispomos mais de tempo para a vida?

É possível imaginar um mundo em que os avanços tecnológicos possibilitassem aos humanos uma enorme economia do tempo. Mas o que vemos é que as pessoas parecem dispor cada vez mais de menos tempo. E daí surge o paradoxo ao qual o sociólogo alemão Hartmut Rosa se dedica. O efeito inicialmente libertador e fortalecedor da aceleração social moderna, que está conectado com o aumento da velocidade técnica de transporte, comunicação ou produção, ameaça se transformar em seu oposto na modernidade tardia. Dessa questão nasce Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade, lançamento da Editora Unesp.            

“Portanto, gostaria de propor, aqui, a seguinte definição”, escreve Rosa, “uma sociedade é moderna quando apenas consegue se estabilizar dinamicamente; quando é sistematicamente disposta ao crescimento, ao adensamento de inovações e à aceleração, como meio de manter e reproduzir sua estrutura”.            

Ao longo de quatro grandes eixos, Rosa trafega sistematicamente pelos conceitos de aceleração da dinâmica das condições sociais, conceituando, para isso, os processos de alienação e ressonância, e investigando as causas e os impactos dessa escalada.            

“Primeiramente, conceituo o processo de aceleração aqui exposto como sintoma e consequência da circunstância de serem as sociedades modernas capazes de se estabilizar apenas dinamicamente, de serem sistemática e estruturalmente dispostas a crescer, transformar-se e acelerar-se sempre mais para poder conservar sua estrutura e estabilidade”, escreve. “Em segundo lugar, comecei a elaborar sistematicamente o conceito de ressonância, até aqui apenas insinuado, como contraconceito à alienação [Entfremdung], e, com ele, a propor uma nova medida para a vida bem-sucedida.”

Sobre o autor - Hartmut Rosa é professor de Sociologia Geral e Teórica na Universidade Friedrich Schiller de Jena e diretor da Faculdade Max Weber-Kollegs em Erfurt. De suas obras, que investigam os processos contemporâneos de alienação, destacamos, além do presente livro, Weltbeziehungen im Zeitalter der Beschleunigung (2012), Beschleunigung und Entfremdung — Entwurf einer kritischen Theorie spätmoderner Zeitlichkeit (2013, publicado originalmente em 2010, sob o título Alienation and Acceleration. Towards a Critical Theory of Late-Modern Temporality), e Resonanz — Eine Soziologie der Weltbeziehung (2016).  

TítuloAceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade 
Autor: Hartmut Rosa 
Tradução: Rafael H. Silveira 
Revisão técnica: João Lucas Tziminadis 
Número de páginas: 681 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 92,00 
ISBN: 978-85-393-0781-4  

 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom