Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 07 Clássico da filosofia analítica do inglês Strawson ganha edição brasileira

Clientes

Clássico da filosofia analítica do inglês Strawson ganha edição brasileira

Jul 22, 2019

Ousado em sua ambição e abrangência, livro continua a influenciar debates sobre metafísica, epistemologia e filosofia da lógica e da linguagem

Publicado pela primeira vez em 1959 e ainda capaz de suscitar discussões e influir em debates sobre metafísica, epistemologia e filosofia da lógica e da linguagem, Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva, de Peter Strawson, virou um clássico. Os leitores brasileiros podem agora ter contato com essa obra cardeal da metafísica descritiva, lançamento da Editora Unesp.

O livro divide-se em dois grandes eixos: no primeiro, procura-se delimitar o lugar dos corpos e das pessoas no pensamento, levantando indagações fundamentais, como por que atribuímos estados de consciência a alguma coisa e por que os atribuímos à mesma coisa a que atribuímos predicados físicos; no segundo, Strawson estabelece a conexão entre corpos e pessoas e a ideia de um objeto de referência. Ali, o autor defende a ligação crucial entre essas duas noções e, com ela, a explicação do estatuto do particular como o sujeito lógico paradigmático, são encontradas na ideia de “completude”. 

Pelo caminho exposto, Strawson enfrenta os problemas metafísicos canônicos associados à definição da constituição do mundo. À primeira vista, essa é tarefa ingrata e, dados os precedentes, aparentemente redundante. Como o próprio autor adverte: ”A metafísica tem uma história longa e eminente e, em razão disso, é improvável que existam quaisquer novas verdades a serem descobertas na metafísica descritiva”. “Entretanto”, acrescenta, “isso não significa que a tarefa da metafísica foi, ou pode ser, executada de uma vez por todas. Ela deve ser constantemente refeita. Se não há novas verdades a serem descobertas, há velhas verdades a serem redescobertas, pois, ainda que o assunto central da metafísica descritiva não mude, o idioma crítico e analítico da filosofia muda o tempo todo.” É nesse contexto que Indivíduos assegura lugar obrigatório na agenda filosófica contemporânea.  

Sobre o autor - Peter F. Strawson (1919-2006) foi professor na Universidade de Oxford desde 1947, assumindo a cátedra Waynflete de Filosofia Metafísica em 1968, até se aposentar em 1987. É também autor, entre outras obras, de The Bounds of Sense: An Essay on Kant’s Critique of Pure Reason, Análise e metafísica: uma introdução à filosofia (Discurso Editorial) e Ceticismo e naturalismo: algumas variedades (Editora Unisinos). 

Título: Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva
Autor: Peter F. Strawson 
Tradução: Plínio Junqueira Smith
Número de páginas: 351 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-393-0794-4 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão
disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom