Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 07 Último livro organizado por Euclides da Cunha ganha primorosa edição

Clientes

Último livro organizado por Euclides da Cunha ganha primorosa edição

Jul 01, 2019

A partir do exame das 14 edições anteriores, periódicos e manuscritos, pesquisadores resgatam questões que vão desde a destruição da Amazônia, passando pelo embate sobre a fronteira com o Peru e chegando aos debates sobre o socialismo inspirado na socialdemocracia.

Ao se pensar em Euclides da Cunha, boa parte – senão todas – as mentes se direcionarão de forma automática a seu grande sucesso Os sertões. Se a obra é meritória por sua grandeza, não se pode deixá-la “eclipsar” suas demais produções. Para iluminar este caminho, a Editora Unesp lança numa edição cuidadosa e completa o último livro organizado por Euclides da Cunha: À margem da história, publicado postumamente em 1909.

Os pesquisadores Leopoldo M. Bernucci, Francisco Foot Hardman e Felipe Pereira Rissato se debruçaram sobre as 14 edições integrais do livro de Euclides da Cunha com um olhar afinado em adotar um modelo profissional de edição, limando erros tipográfcos e esclarecendo imprecisões, reproduzidos ao longo do tempo. O trabalho demandou, além do estudo minucioso das edições anteriores, o manuseio de manuscritos e periódicos. 

“Surpreendentemente, ficou constatado que a maior parte das incorreções, a partir da primeira edição de À margem da história até as atuais, não havia sido reparado até os dias de hoje. Portanto, estamos seguros de que a edição que ora damos ao público é, definitivamente, a mais confiável e completa deste clássico de Euclides”, anota Francisco Foot Hardman no prefácio da obra.

O livro se divide em quatro grandes eixos e congrega ensaios sobre temas diversos da realidade nacional, como a vida dos seringueiros na Floresta Amazônica e o grave problema da disparidade socioeconômica entre sertão e litoral, que permanecem atualíssimos ainda nas primeiras décadas do século XXI. Euclides também delineia um esboço político do Brasil, “Da Independência à República”, e aborda as questões envolvendo as demarcações territoriais entre nosso país e o Peru. “É como se Euclides da Cunha, depois de tanto navegar e reconhecer, entre rios, florestas, terras firmes e caídas, depois de traçar mapas em diálogo com viajantes pretéritos e presentes, quisesse ver o intangível de uma região (...) em que a história, ele sabia, esteve presente de modo violento em toda a idade moderna”, pontua Foot Hardman. 

Sobre o autor - Euclides da Cunha (1866-1909) foi escritor, jornalista, professor e poeta. Sua obra mais conhecida é Os sertões, resultado do trabalho de correspondente para o jornal O Estado de S. Paulo na Revolta de Canudos, no sertão da Bahia. A Editora Unesp já publicou Euclides da Cunha: poesia reunida (2009) e Ensaios e inéditos (2018) 

TítuloÀ margem da história
Autor: Euclides da Cunha 
Coordenadores: Leopoldo M. Bernucci e Francisco Foot Hardman 
Organização, estabelecimento de texto e notas: Leopoldo M. Bernucci, Francisco Foot Hardman e Felipe Pereira Rissato
Número de páginas: 420 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 89,00
ISBN: 978-85-393-0766-1 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão
disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom