Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 08 Biografia de D. Pedro II ganha reimpressão

Clientes

Biografia de D. Pedro II ganha reimpressão

Sep 03, 2019

A vida do último imperador do Brasil é retratada pelo historiador brasilianista Roderick J. Barman

Quem foi o homem e o imperador D. Pedro II e quais os impactos que o monarca deixou no Brasil? Munido de vasta documentação, o historiador brasilianista Roderick Barman reconta em Imperador cidadão, a vida do último imperador do Brasil, para ele o artífice pela construção do Estado nacional brasileiro. O livro, coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Editora Unesp, ganha reimpressão.

“Eu não pretendia escrever uma biografia de D. Pedro II. Trinta e cinco anos de pesquisas sobre a política e a sociedade brasileira no século XIX levaram-me, de modo relutante, porém inexorável, de volta a D. Pedro II como a chave para compreender o desenvolvimento do Brasil como Estado-nação”, revela o autor Roderick J. Barman na Apresentação.

A obra reconstrói o cenário social e político instável do Brasil à época em que D. Pedro II assumiu o poder, em 1841. Tratava-se de um país que havia se tornado independente há menos de duas décadas e se estabelecido como Estado único cerca de um quarto de século antes, constituído de dezenove províncias unidas apenas pelo idioma e por um governo autocrático. Com recursos escassos, capacidade administrativa limitada e um campo de ação restrito, coube a um garoto de 14 anos a tarefa de transformar o país em um Estado-nação em pleno funcionamento.

Na obra – que recebeu o prêmio Warren Dean de História do Brasil de 2001, da Conference of Latin American History, da American Historical Association – Barman enfatiza a longevidade e a firmeza da gestão do monarca, relacionando-as à sua personalidade e ao sistema de governo, que teriam moldado em larga medida o caráter e a cultura pública do estado-nação que ele erigiu.

Sobre o autor - Roderick J. Barman, historiador britânico radicado no Canadá, é autor também de Princesa Isabel do Brasil (Editora Unesp, 2005).

TítuloImperador cidadão
Autor: Roderick J. Barman 
Tradução: Sonia Midori Yamamoto
Número de páginas: 624 
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 98 
ISBN: 978-85-393-0179-9

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom