Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 09 História para crianças sobre os povos originais do Brasil recebe segunda edição

Clientes

História para crianças sobre os povos originais do Brasil recebe segunda edição

Sep 23, 2019

Publicação ricamente ilustrada tem como objetivo estimular a imaginação e a curiosidade do pequeno leitor em direção a outros tempos e espaços

Quem eram os habitantes do Brasil antes do descobrimento? “Muitas pessoas, hoje em dia, se perguntam de onde eles teriam vindo e de que forma, pois as Américas se encontravam separadas dos outros continentes pela imensidão dos oceanos. Atlântico de um lado e Pacífico do outro. Você sabe de onde eles vieram?”, o historiador Pedro Paulo A. Funari instiga a curiosidade infantil sobre como os índios teriam chegado às Américas, especialmente ao Brasil. Sob coordenação de Ernesta Zamboni, com um texto sintético, direto e bem escrito aliado a ilustrações apaixonantes de Isabel Voegeli Stever e projeto gráfico de Mari Pini, Os antigos habitantes do Brasil chega à segunda edição pela Editora Unesp.

No texto há reflexões profundas sobre as populações autóctones do Brasil e seus modos de vida: da idade da pedra lascada há 10 mil anos à grande transformação causada pela chegada dos colonizadores portugueses à costa do que seria o Brasil a partir do século XV. Os textos são “escritos de forma simples e criativa por historiadores empenhados em construir histórias que despertem nas crianças o prazer da leitura”, segundo a coordenadora do projeto, Ernesta Zamboni.

E as imagens ocupam lugar de destaque na empreitada editorial. “As ilustrações que complementam os textos foram escolhidas e organizadas de forma a estimular a imaginação e a curiosidade do leitor em direção a outros espaços, tempos e formas de convivência humana”, explica a coordenadora.

A todo momento, a criança é convidada a participar da jornada e extrapolar a leitura para sua vida. “Você já pensou em ser arqueólogo?”, questiona o autor. “O arqueólogo identifica sítios arqueológicos, os locais onde se encontram vestígios antigos. Trabalha também em museus, estudando os vasos de cerâmica, os artefatos de pedra ou de ossos. Dessa forma, descobre-se como viviam os homens no passado, como eram seus costumes e seus sentimentos.”

Sobre o autor - Pedro Paulo A. Funari é historiador, doutor em arqueologia e professor livre-docente da Unicamp. Como arqueólogo, realizou pesquisas em vários países, como Espanha, Itália e Inglaterra. No Brasil, coordenou as pesquisas arqueológicas no Quilombo de Palmares, em Alagoas, e atua como pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É autor de livros em que divulga suas pesquisas e reflexões para crianças e adultos.

Título: Os antigos habitantes do Brasil – 2ª edição
Autor: Pedro Paulo A. Funari
Coordenação: Ernesta Zamboni
Número de páginas: 56
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-393-0748-7  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom