Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 10 Karl Popper investiga o iluminismo grego

Clientes

Karl Popper investiga o iluminismo grego

Oct 21, 2019

Obra do austríaco radicado no Reino Unido chega aos leitores em nova edição voltando-se aos três grandes pré-socráticos: Xenófanes, Heráclito e Parmênides

“Sugiro que foi uma das maiores façanhas de Xenófanes o fato de ter antecipado e representado energicamente todas as principais ideias do Iluminismo europeu”, opina Karl Popper, um dos principais pensadores do século XX, em O mundo de Parmênides: ensaios sobre o iluminismo pré-socrático, que ganha segunda edição revista pela Editora Unesp.  

Ao longo de dez ensaios, Popper parte do legado deixado pelos três grandes filósofos pré-socráticos – Xenófanes, Heráclito e Parmênides – e examinando ainda o pensamento do próprio Sócrates e de seu discípulo Platão, além do legado deixado por aqueles filósofos às gerações posteriores, Karl Popper faz uma incursão pelo iluminismo grego, o “maior e mais inventivo período da filosofia grega”. O autor constata que a “aventura do racionalismo crítico grego” chegou ao fim com Aristóteles e sua ciência (epistëmë) demonstrável: “Aristóteles matou a ciência crítica, para a qual ele mesmo fez uma contribuição capital.”

O autor faz uma didática explanação do desenvolvimento da epistemologia de Aristóteles. A seguir, ele credita a Xenófanes a fundação do Iluminismo grego e afirma que o filósofo “chegou muito perto” de antecipar os principais conceitos do Iluminismo europeu. Suas ideias, porém, não merecerem o respeito dos intelectuais de seu tempo. Estes, diz Popper, usaram as ideias de Xenófanes de forma abusiva para causar impacto e ampliar o próprio poder, sacerdotal ou político. O pensamento do filósofo impressionava justamente por seus aspectos que se contrapunham às ideias empiricamente inspiradas: sua profundidade, sua origem de inspiração transcendental, sua significação profética. 

Essa admiração sincera pelo pensamento grego é repercutida em todos os ensaios reunidos no livro, que não só elucidam sua complexidade e exuberância, mas também revelam o envolvimento de Karl Popper com a filosofia pré‑socrática.

Sobre o autor - Karl Popper (1902‑1994), austríaco radicado no Reino Unido, foi um dos principais pensadores do século XX, tendo se destacado sobretudo no estudo da filosofa da ciência. De sua obra, a Editora Unesp publicou Os dois problemas fundamentais da teoria do conhecimento (2013). 

Título: O mundo de Parmênides: ensaios sobre o iluminismo pré-socrático – 2ª edição
Autor: Karl Popper
Tradução: Roberto Leal Ferreira
Número de páginas: 403
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 82,00
ISBN: 978-85-393-0803-3 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom