Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2019 10 Oncologista Nise Yamaguchi reflete sobre busca pela cura do câncer de forma humanista

Clientes

Oncologista Nise Yamaguchi reflete sobre busca pela cura do câncer de forma humanista

Oct 07, 2019

Combinando décadas de prática médica e pesquisa científica com ferramentas de autoconhecimento, obra pavimenta esperança, serenidade e perseverança

“A vontade de curar é uma força motriz que guia a intuição e a inspiração do médico na busca de uma chance extra para o seu paciente, nas ilhas de excelência do país e do mundo.” E é movida por esse pensamento que a médica imunologista e oncologista clínica Nise H. Yamaguchi se dedica em O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista, lançamento da Editora Unesp, a compartilhar com colegas de medicina, pacientes e seus familiares os aprendizados colhidos ao longo de uma carreira de enfretamento do câncer.            

“O objetivo deste livro é traduzir a essência da vontade de curar na vontade de ser curado, por meio de reflexões e abordagens práticas que integram às técnicas médicas também as emoções, a mente e a alma do médico e do paciente, no esforço de capacitar o último a superar uma doença grave, encontrando significado e força para enfrentar uma boa luta”, escreve Yamaguchi. “Muitas vezes, depois de anos de confronto com as dificuldades do sistema de saúde e as que os pacientes e as famílias sofrem para ter acesso aos tratamentos, os médicos experimentam períodos de esgotamento e desânimo.”            

Ao longo dos dez capítulos, a médica percorre inúmeras searas do câncer e seus assuntos correlatos, baseando seu tratamento, sobretudo, numa abordagem humanística. Além da experiência adquirida na prática e na academia, essa forma de tratar deve-se muito ao curso feito em Nova York, nos EUA, com o renomado oncologista Wilhelm Breitbart, no qual se discutia como despertar no paciente a vontade de viver usando as próprias lembranças na busca de uma vida com significado. “Disponibiliza-se aqui não apenas informação prática, mas um meio que nos ajuda a alicerçar um sentido e mesmo a noção de transcendência da vida; especialmente uma vida com o câncer. É um livro necessário”, anota Breitbart no prefácio.            

Neste livro, classificado pelo oncologista e cientista Drauzio Varella como “uma reflexão sobre a contradição maior da condição humana: aquela que existe entre a vida e a morte”, Yamaguchi combina ferramentas de autoconhecimento oriundas tanto de culturas orientais como de ocidentais, psicologia e medicina de ponta, com objetivo de pavimentar caminhos de esperança, serenidade e perseverança em uma busca constante pela cura e pela vida. A obra traz, ainda, um apêndice sobre nutrição, nutrigenômica e câncer.  

Sobre a autora - Referência na área de oncologia, Nise H. Yamaguchi é médica imunologista e oncologista clínica dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo. É pesquisadora sênior da Universidade de São Paulo e da International Prevention and Research Institute (IPRI), em Lyon (França). Dirige o Instituto Avanços em Medicina e coordena o Instituto Nise Yamaguchi de ações sociais, que vai receber os dividendos do livro e direcioná-los à pesquisa de novos tratamentos do câncer e das doenças crônicas e degenerativas, dentro da visão integrativa da Medicina.  

Título: O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista
Autora: Nise H. Yamaguchi
Número de páginas: 159
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-393-0810-1 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom