Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2020 01 Coletânea desvenda os marcos do recente projeto republicano brasileiro

Clientes

Coletânea desvenda os marcos do recente projeto republicano brasileiro

Jan 13, 2020

Pesquisadores avaliam as causas da atual insatisfação generalizada diante da crise política, econômica e moral que o país enfrenta

As eleições municipais de 2020 se aproximam e a discussão sobre os últimos episódios políticos marcantes, incluindo da Operação Lava Jato às reformas propostas pelo governo federal, voltam a ficar em evidência. Em um cenário de polarização política cada vez mais acentuada e claras tendências de redução dos direitos construídos desde o retorno à democracia, assim como de desmonte das políticas setoriais que os efetivaram, a investigação do contexto que direcionou o país para o momento atual se torna essencial. É o que propõe o livro coletivo As políticas da política – Desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT, organizado por Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, lançamento da Editora Unesp em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole.

“No momento em que a reforma das políticas preconizadas pela Constituição de 1988 está no centro da agenda política, este livro é uma tentativa coletiva de compreender como o país chegou ao momento de crise econômica, corrupção generalizada e irresponsabilidade fiscal”, explicam os organizadores, para quem o livro proporciona uma detalhada análise sobre os percursos de construção das políticas que emolduram o Estado brasileiro no final da década de 2010. “O diferencial é a utilização de dados empíricos para examinar questões como a agenda de proteção social de diferentes partidos, as políticas de redistribuição de renda adotadas, a questão tributária e sua relação com a desigualdade social e econômica vivenciada nos dias de hoje."

 A obra indica que ao mesmo tempo que o conjunto de direitos e as políticas construídas para garanti-los que chegou ao seu ápice desde nosso retorno ao regime democrático, ganharam centralidade no debate político vozes que defendem explicitamente agendas de desmontagem de direitos e de redução da proteção social. “As perspectivas civilizatórias de uma transição para a Nova República parecem ter se convertido em insatisfação generalizada diante de uma crise política, econômica e moral sem precedentes.” O momento para a análise dessas transformações não poderia ser mais oportuno e, ao fazê-lo com o devido rigor científico, este livro adensa os debates sobre nossas políticas e sobre a construção de ações equitativas e inclusivas pelo Estado brasileiro.

Sobre os organizadores – Marta Arretche é professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Eduardo Marques é doutor em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp), professor titular do Departamento de Ciência Política (DCP/USP) e vice-coordenador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Carlos Aurélio Pimenta de Faria é doutor em Ciência Política (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj, 1997) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

TítuloAs políticas da política – Desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT
Organizadores: Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria
Número de páginas: 487
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 78,00
ISBN: 978-85-393-0818-7 

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Mayara Lima | [email protected] | (11) 3242-7171 - ramal 317

Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom