Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2020 08 O melhor do mistério e da inventividade de Edgar Allan Poe reunidos em nova edição

Clientes

O melhor do mistério e da inventividade de Edgar Allan Poe reunidos em nova edição

Aug 24, 2020

Coleção Clássicos da Literatura Unesp lança seleção de catorze dos mais representativos contos do mestre da literatura breve estadunidense

Nos últimos dois séculos, o nome de Edgar Allan Poe (1809-1849) se tornou sinônimo de histórias de mistério, seja o suspense, sejam as narrativas de teor sobrenatural, chegando a flertar com a ficção científica. Altamente inventivo, Poe perscrutou as fronteiras entre a lucidez e a insanidade. Saborosa porta de entrada para a obra do grande mestre da narrativa breve, Histórias extraordinárias, lançamento da Coleção Clássicos da Literatura Unesp, traz catorze de seus mais célebres textos.

Com breve passagem pela Universidade da Virgínia e tentativas de seguir carreira militar, Poe iniciou na atividade literária em 1827, ainda que de modo anônimo. Ao lado do ofício de escritor, atuou como editor e crítico literário em diversos periódicos e publicou, em 1839, “A queda da casa de Usher”, uma de suas histórias mais notáveis e que abre a presente edição.

Fascinado pela inventividade, pelo domínio técnico e pelo espírito analítico de Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire, em 1856, foi o primeiro a traduzir para o francês e reunir sob o título de Histórias extraordinárias uma seleção de contos fantásticos publicados em diversos periódicos e em diferentes momentos da vida do escritor estadunidense. Desde então, diversas antologias foram lançadas sob essa mesma inscrição. Em comum, as narrativas escolhidas colocam em cena a agonia humana associada ao medo e à morte.

De fato, esses dois temas frequentam o coração desta edição: ora se insinuam em homicídios brutais (“Os assassinatos na rua Morgue”, “O mistério de Marie Rogêt”) ora aparecem como fantasmagorias (“A máscara da morte rubra”) ou alegorizados (“O poço e o pêndulo”). A debilidade física (“A queda da casa de Usher”, “Enterrado vivo”) ou psíquica (“Berenice”) também assume sua faceta aterradora e assombra os personagens. As enfermidades, primas da morte, não raro borram as fronteiras do racional e permitem a intrusão de elementos sobrenaturais (“Ligeia”).

Outra característica dessas histórias é o contraste entre os comportamentos prudentes e os irrefletidos. Se, por um lado, há assassinos (“O gato preto”), presunçosos (“O barril de Amontillado”) e obsessivos (“O retrato oval”), tipos que cedem aos impulsos irracionais, por outro lado, existem figuras sensatas, que operam com a benevolência (“Eleonora”) ou a lógica (“A carta roubada”). O tema do duplo também é recorrente nessas narrativas: a identidade dos personagens raramente é unificada, e a dualidade marca a todos, inclusive flertando com o sobrenatural (“Morella”).

Autor prolífico, Poe deixou dois romances, numerosos contos e poemas, além de ensaios, resenhas literárias e abundante correspondência. A crítica contemporânea o coloca entre os escritores mais notáveis da literatura estadunidense do século XIX. Seu trabalho também ultrapassou as fronteiras da literatura e até hoje frutifica versões em outros campos artísticos, como no cinema, no teatro e na música.

Sobre a coleção - Clássicos da Literatura Unesp constitui uma porta de entrada para o cânon da literatura universal. Não se pretende disponibilizar edições críticas, mas simplesmente volumes que permitam a leitura prazerosa de clássicos. A seleção de títulos é conscientemente multifacetada e não sistemática, permitindo o livre passeio do leitor. Já estão publicados outros quatro títulos: A relíquia, de Eça de Queirós, Contos, de Guy de Maupassant, Quincas Borba, de Machado de Asssis, e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

Título: Histórias extraordinárias
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução: Fernando Santos
Número de páginas: 264
Formato: 13,4 x 20,2 cm
Preço: R$ 55,00
ISBN: 978-85-393-0829-3

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Mayara Lima | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom