Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2020 12 Universidades públicas apresentam lições aprendidas com as crises

Clientes

Universidades públicas apresentam lições aprendidas com as crises

Dec 03, 2020

Em coletânea de artigos organizados pelo reitor e pelo vice-reitor da Universidade Estadual Paulista, pesquisadores refletem sobre os desafios das instituições públicas universitárias brasileiras

Para contribuir com o debate em torno dos grandes desafios das universidades públicas brasileiras, o reitor e o vice-reitor da Unesp no período de 2017 a 2020, Sandro Roberto Valentini e Sergio Roberto Nobre, reúnem em Universidade em transformação: lições das crises, lançamento da Editora Unesp, 20 artigos de especialistas que refletem sobre as crises atravessadas pelo sistema universitário público paulista nas últimas décadas. “Esta é uma das obras mais úteis e abrangentes da literatura acadêmica, no século XXI, para a compreensão de universidades consideradas em crise, mas que não se refugiaram na inércia e buscam os caminhos para renascer em novas e mais sólidas bases”, comenta o prefaciador Jacques Marcovitch, que foi reitor da USP entre 1997 e 2001.

A obra apresenta e discute, na primeira parte, os principais marcos históricos relacionados à construção do bem-sucedido sistema universitário público paulista, composto por USP, Unicamp e Unesp, fortalecido pela Fapesp ao longo de sua história, bem como à conquista da autonomia universitária e sua defesa diante das ameaças enfrentadas nas últimas décadas.

Na segunda parte, o foco recai sobre o protagonismo dos departamentos como célula principal da estrutura universitária. Já na terceira, aborda-se a importância da transformação no ensino de graduação, com destaque para a ampla democratização do acesso ao ensino superior, por ser fator incontornável na busca pelo aumento da inclusão.

A quarta parte se reserva ao tema sobre a maior integração entre universidade e sociedade, articulando ciência, inovação e internacionalização. Na última parte, discute-se a sustentabilidade institucional, a partir de mudanças substantivas na cultura da organização e na gestão da pandemia da Covid-19, situação vivenciada no último ano de gestão.

“Tivemos como objetivo central registrar uma experiência vivenciada durante um mandato reitoral”, anotam Valentini e Nobre, na apresentação. “A motivação surgiu, também, por se tratar de um período diferenciado na história da universidade, marcado por grandes desafios, tanto pela situação orçamentária e financeira com a qual nos deparamos ao assumir a Reitoria, devido a problemas de natureza estrutural e conjuntural, como pela nossa intenção de buscar modernização e transformações profundas, até́ mesmo culturais, na instituição. No entanto, não nos restringimos a tal escrituração, uma vez que buscamos, na literatura científica, apoio para o processo de reflexão sobre os problemas enfrentados e com vistas à legitimação acadêmica de nossas propostas.”

Sobre os organizadores

Sandro Roberto Valentini é professor Titular em Biologia Molecular e Microbiologia. Farmacêutico-Bioquímico formado pela Unesp. Realizou Mestrado na Unifesp, Doutorado na USP, com estágio no Massachusetts Institute of Technology, e Pós-doutorado na Harvard University, nos Estados Unidos. Professor Honorário da University of Queensland, na Austrália, e da Hubei University, na China. Reitor da Unesp (2017-2020).

Sergio Roberto Nobre é professor Titular em História da Matemática. Matemático formado pela Unicamp. Realizou Mestrado na Unesp, Doutorado na Leipzig Universität e Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. Membro efetivo da Académie Internationale d’Histoire des Sciences, na França. Editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Vice-Reitor da Unesp (2017-2020). 

TítuloUniversidade em transformação: lições das crises
Organizadores: Sandro Roberto Valentini e Sergio Roberto Nobre
Número de páginas: 456 
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 96,00
ISBN: 978-65-5711-006-5

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®

Bianka Saccoman | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
[email protected] | www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom