Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 01 Simon Blackburn reflete sobre dilemas de natureza ética e moral

Clientes

Simon Blackburn reflete sobre dilemas de natureza ética e moral

Jan 04, 2021

Professor da Universidade de Cambridge discute de forma bem humorada e profunda temas como nascimento, morte, felicidade, desejo e liberdade

A filosofia não é o único campo a discutir a ética: artistas, escritores e até cartunistas e comediantes, por exemplo, podem comentar e criticar o clima ético predominante de maneira tão eficaz quanto filósofos. Porém, as reflexões destes últimos contêm uma ambição distinta: compreender as fontes de motivação, razão e sentimento que nos movem, as redes de regras ou “normas” que sustentam nossas vidas. E é em busca desta compreensão que o filósofo de Cambridge Simon Blackburn parte em seu Ética: uma brevíssima introdução, lançamento da Editora Unesp, que reúne os atributos de uma introdução, por seu tom de iniciação, aliados a uma profundidade raramente encontrada nesta categoria de obra.

“Os seres humanos são animais éticos. Não quero dizer que é natural que nos comportemos particularmente bem, nem que estamos sempre dizendo uns aos outros o que fazer. Mas categorizamos e avaliamos, comparamos e admiramos, escolhemos e justificamos”, pontua Blackburn. “Nós não apenas ‘preferimos’ isto ou aquilo, isoladamente. Preferimos que nossas preferências sejam compartilhadas; nós as transformamos em exigências uns para os outros. Os eventos ajustam incessantemente nosso senso de responsabilidade, nossa culpa e vergonha, nosso senso de nosso próprio valor e do valor dos outros.”

Blackburn estrutura o livro em três eixos. No primeiro, inicia “com um olhar sobre as respostas que às vezes damos quando a ética se intromete em nossas vidas. São respostas que, de diferentes maneiras, constituem ameaças à ética”. Em seguida, examina “alguns dos problemas que a vida nos causa, particularmente o conflito entre princípios de justiça e direitos e noções menos medonhas, como felicidade e liberdade”. Por fim, analisa “a questão dos fundamentos: a justificativa suprema para a ética e sua conexão com o conhecimento e o progresso humano”.

Combinando profundidade, rigor e apuro estilístico, Blackburn explora, de forma bem-humorada e acessível, as principais questões que tensionam o debate de temas como nascimento, morte, felicidade, desejo e liberdade, trazendo à reflexão o próprio significado da vida e pregando a desconfiança diante de verdades absolutas contidas nas frases de efeito que muitas vezes impregnam os debates morais. “Uma ética que deu errado é pré-requisito essencial para o trabalho desumano, o campo de concentração, a marcha da morte”, alerta. Uma provocação para pensarmos nossa própria existência frente aos dilemas de natureza ética e moral que inevitavelmente se colocam em nosso cotidiano.

Sobre o autor - Simon Blackburn é professor de Filosofia na Universidade de Cambridge. Notabilizou-se por seus esforços na difusão do debate filosófico para o grande público. Entre seus livros, destacam-se os best-sellers Think (1999) e Being Good (2001). Também é autor de Spreading the World (1984), Essays in Quase-Realism (1993), The Oxford Dictionary of Philosophy (1994), Ruling Passions (1998), Truth (coeditado com Keith Simmons, 1999). Editou o periódico Mind entre 1984 e 1990.

Título: Ética: uma brevíssima introdução 
Autor: Simon Blackburn
Tradução: Renato Prelorentzou
Número de páginas: 198
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 52,00
ISBN: 978-65-5711-011-9 


Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br