Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 02 Analistas examinam o ressurgimento da geopolítica em várias partes da Europa

Clientes

Analistas examinam o ressurgimento da geopolítica em várias partes da Europa

Feb 15, 2021

Obra busca jogar luzes sobre a “crise de identidade de política externa” que ronda países europeus e analisa casos como os da República Tcheca, Alemanha, Itália, Turquia, Estônia e Rússia

“Quando afirmamos que algo é geopolítico, queremos dizer que ele se refere à maneira como os principais atores internacionais interagem entre si na administração da ordem mundial, ou como os principais atores regionais participam na administração da ordem regional ou, enfim, como o próprio Estado atua no estabelecimento de sua ordem e seus limites, usualmente tendo em mente a ideia de um conflito em potencial, por vezes com conotações territoriais”, explica Stefano Guzzini, organizador da coletânea O retorno da geopolítica na Europa?: Mecanismos sociais e crises de identidade de política externa, lançamento da Editora Unesp pela Coleção Paz, Defesa e Segurança Internacional. 

“Esses conflitos podem não se tornar embates militares, mas são vistos, em última análise, como inevitáveis em um mundo em que os Estados competem por poder”, pontua o organizador. “Dessa forma, dado seu caráter determinista, competitivo e militarizante, esperaríamos que a teoria geopolítica florescesse em sociedades com forte presença dos militares na política doméstica, e em um contexto cujo debate sobre assuntos internacionais estivesse fortemente associado à política de competição por poder das (grandes) potências”, escreve Guzzini. “Isso produz o ‘quebra-cabeça’ que informa este livro: por que encontraríamos um ressurgimento do pensamento geopolítico na Europa no final da Guerra Fria, isto é, na década de 1990, quando esta acabara de experimentar o fim de um dos principais momentos de competição por poder e o desmantelamento de regimes autoritários e, muitas vezes, fortemente militarizados? O livro avalia uma série de hipóteses para explicar esse quebra-cabeça.”

Esse ressurgimento leva a dois fatos importantes demais para serem negligenciados. No primeiro deles, em vez de ações militares servirem como meios pontuais para o alcance de objetivos políticos, esse tipo de atitude – ensaiando sempre o pior cenário possível, como um guerra, por exemplo, – para a ser o padrão a partir do qual toda a política externa se organiza; no segundo, pode se registrar o aparecimento da “essencialização das identidades físicas e humanas”, o que levaria a limpezas étnicas. “Embora essa contribuição teórica seja de fato importante, há também boas razões para ficarmos, empírica e politicamente, em alerta sobre o renascimento da geopolítica”, adverte.

Para esmiuçar com propriedade esse complexo panorama, o livro conta com um estudo comparativo entre os casos da República Tcheca, Alemanha, Itália, Turquia, Estônia e Rússia, os quais ganham capítulos inteiros nesta obra que se empenha em iluminar a cena europeia – que, há três décadas, não para de se transformar.

Sobre o organizador - Stefano Guzzini é professor de Relações Internacionais na PUC-Rio, professor de Government na Universidade de Uppsala e pesquisador sênior no Danish Institute for International Studies.

TítuloO retorno da geopolítica na Europa?: Mecanismos sociais e crises de identidade de política externa
Organizador: Stefano Guzzini
Tradução: Bárbara Vasconcellos de Carvalho Motta
Número de páginas: 572
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 94
ISBN: 978-65-5711-012-6

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom