Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 06 Gary Gutting abre as portas ao pensamento de Michel Foucault

Clientes

Gary Gutting abre as portas ao pensamento de Michel Foucault

Jun 28, 2021

De forma objetiva, cativante e rigorosa, um dos maiores especialistas na obra do pensador francês aproxima o leitor dos temas tratados em seus textos, anotando suas contribuições sobre a literatura, a filosofia e a história

“Não perguntem quem eu sou nem peçam que eu permaneça o mesmo… Deixemos que os nossos burocratas e a nossa polícia verifiquem se nossos papéis estão em ordem.” Com essas palavras, escritas por Michel Foucault em A arqueologia do saber, Gary Gutting, um dos maiores especialistas na obra do pensador francês, inicia o livro Foucault: uma brevíssima introdução, lançamento da Editora Unesp. O objetivo principal é abrir, de forma objetiva, cativante e, claro, rigorosa, as portas do pensamento deste complexo filósofo.

“Ao menos até o momento, conhecemos muito pouco acerca de Foucault para ir além de especulações sobre a relação de sua vida com a sua obra”, explica Gutting. “Mas por que insistir em inferir a vida na obra quando a vida pode ser lida a partir da obra? Foucault dedicou boa parte da vida a escrever livros, e eles nos dizem mais a respeito dele do que o conjunto de curiosidades aleatórias que escaparam das distorções das memórias e dos próprios esforços de Foucault para preservar sua privacidade.”

Caminhando ao longo de 11 capítulos, Gary Gutting examina aspectos biográficos de Foucault com relação aos posicionamentos social e político, suas contribuições à literatura, à política, à filosofia e à história, trafegando também por temas caros ao pensador, como sexualidade, loucura e poder. Gutting sentiu, ainda, necessidade de acrescentar, na segunda edição do texto original – que o leitor tem em mãos – o capítulo “Foucault depois de Foucault”, em que verifica o legado do francês após sua morte. O livro conta também com extensas referências bibliográficas e leituras complementares. 

A obra demonstra como Foucault rejeitou modelos tradicionais de pensamento e apresentou um olhar sobre seus temas de interesse que permanece amplamente debatido. Pois, a partir disso, o leitor tem a oportunidade de se aproximar de textos como A arqueologia do saberAs palavras e as coisasHistória da loucuraVigiar e punirHistória da sexualidade, entre outras. “Foucault morreu extremamente jovem [...]”, lamenta Gutting. “Para grande prejuízo nosso, nunca veremos os novos horizontes que Foucault nos teria descortinado se tivesse vivido mais alguns anos.” Felizmente, ainda é possível navegar pela vastidão de sua obra.

Sobre o autor – Gary Gutting (1942-2019) foi John A. O’Brien Chair in Philosophy (Emeritus) na University of Notre Dame (Indiana, Estados Unidos) e é conhecido como um dos maiores especialistas na obra de Michel Foucault. É autor, entre muitos outros livros, de What Philosophers Know: Case Studies in Recent Analytic Philosophy (2009) e Thinking the Impossible: French Philosophy Since 1960 (2011). 

Assista ao booktrailer a seguir: 
https://youtu.be/oiSyAHVZdjQ

Título: Foucault: uma brevíssima introdução
Autor: Gary Gutting
Tradução: Fernando Santos
Número de páginas: 196 
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-65-5711-017-1

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom