Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 06 Sociólogos debatem novas direções da sociedade global em evento internacional gratuito nesta terça-feira

Clientes

Sociólogos debatem novas direções da sociedade global em evento internacional gratuito nesta terça-feira

Jun 07, 2021

O evento gratuito acontece nesta terça, 8 de junho, das 14h às 16h, com tradução simultânea para o português

Definitivamente, o mundo está em pane. A utopia do progresso agora é a distopia do regresso. Algumas sociedades se encontram hoje em acelerada decomposição, ao passo que outras se veem presas em crises intermináveis. É preciso buscar sair da via que nos conduz rumo a abismos cada vez mais próximos. Como construir novas direções na sociedade global? Será possível efetuar uma regeneração da crítica teórica, das práticas sociais e da imaginação política através da confluência entre ressonâncias e convivialidades?

Esta é a questão proposta pelo Seminário Internacional “Ressonâncias e convivialidades: novas direções da sociedade global”, que terá palestras de Hartmut Rosa e Alain Caillé, com comentários de Paulo Henrique Martins, André Magnelli, Arthur Bueno, Maria de Jesus Leite e Genauto Carvalho de F. Filho.  

Hartmut Rosa é professor de Sociologia Geral e Teórica na Universidade Friedrich Schiller de Jena e diretor da Faculdade Max-Weber-Kollegs em Erfurt. Dentre suas várias obras, que investigam os processos contemporâneos de alienação, a Editora Unesp publicou Aceleração: A transformação das estruturas temporais na modernidade.

Sociólogo e economista francês, Allain Caillé é professor de sociologia na Universidade de Paris X Nanterre. É membro fundador do Movimento Anti-Utilitarista em Ciências Sociais e editor da revista mensal do movimento Revue du Mauss.

O evento gratuito acontece nesta terça-feira, 8 de junho, das 14h às 16h, com tradução simultânea para o português no canal do Ateliê de Humanidades no Youtube: https://youtu.be/Ma4zkVX8SIg  

Organizado pela instituição independente de estudo e pesquisa Ateliê de Humanidades e pelo Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento conta com a parceira, no Brasil, da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e, no exterior, conta com o apoio do Mouvement anti-utilitariste en sciences sociales (M.A.U.S.S.), do Movimento Internacional Convivialista, do Max-Weber-Kolleg da Universidade de Erfurt, da Jena Universität e da Goethe Universität Frankfurt am Main.

Mais informações estão disponíveis no site do Ateliê de Humanidades

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom