Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 07 Historiador Rosario Romeo desvenda vida e obra de Richelieu e de seu tempo

Clientes

Historiador Rosario Romeo desvenda vida e obra de Richelieu e de seu tempo

Jul 12, 2021

De amplo escopo, o livro não é somente uma biografia do cardeal francês, mas também, e principalmente, uma fotografia dos primeiros trinta anos do multifacetado e intenso século XVII

Ao pensar no Cardeal de Richelieu, talvez a primeira lembrança que venha à mente seja o arquivilão no romance Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Porém, personagem e pessoa histórica guardam certa distância, já que Armand-Jean du Plessis, bispo de Luçon, cardeal e duque de Richelieu, nunca participou de nenhuma conspiração contra o rei Luís XIII. Pelo contrário: leal ao monarca durante toda a vida, ocupou a posição de ministro principal do Conselho do Rei, atuando à frente de muitas questões concernentes à política interna e externa da França e a transformou em um Estado forte e centralizado. Estes e outros aspectos de sua vida e obra são apresentados agora em português no livro Richelieu: nas origens da Europa moderna, lançado pela Editora Unesp, e escrito pelo historiador italiano Rosario Romeo.

“O texto apresentado aqui é quase inédito”, pontua o organizador, Guido Pescosolido. “Na verdade, trata-se da reimpressão das apostilas litografadas das aulas universitárias de história moderna ministradas por Rosario Romeo no ano acadêmico de 1963-1964 na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Roma, cuja circulação foi limitada aos estudantes daquele ano e, depois, aos do curso de 1970-1971.”

Mais do que uma biografia de Richelieu, a obra é também, e principalmente, uma fotografia dos primeiros trinta anos do multifacetado e intenso século XVII. A trajetória dessa proeminente figura se entrelaça com a história da hegemonia política, mas também cultural, da França nos dois séculos seguintes: o prestígio mundial da literatura, dos costumes e das ideias francesas não era um fato puramente intelectual; era também o resultado da preeminência da França na Europa – a qual as ações decisivas do cardeal ajudaram a forjar.

“Nesse cenário, o livro de Romeo, concebido como apostila universitária que não pretendia se apresentar como biografia, mostra-se hoje como um dos ensaios críticos mais autorizados e brilhantes produzidos pela historiografia italiana sobre o papel de Richelieu na história da França e da Europa”, comenta. “O texto tem densidade de conteúdo, sutileza analítica, discussão crítica no nível da historiografia internacional mais qualificada da época e uma eficácia interpretativa que apresenta conclusões ainda hoje totalmente válidas em relação à historiografia subsequente, italiana e internacional.”

Sobre o autor – Rosario Romeo (1924-1987) foi um dos mais importantes historiadores italianos do século XX. Aluno de Benedetto Croce, foi professor catedrático da Universidade de Messina e da Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Em 1984 foi eleito para o Parlamento Europeu. Dedicou a parte mais notável de sua pesquisa ao Risorgimento italiano, havendo publicado, entre outras obras, Il Risorgimento in Sicilia (1950), Risorgimento e capitalismo (1959) e Cavour e il suo tempo (3 vols., 1969-84). 

Título: Richelieu: nas origens da Europa moderna
Autor: Rosario Romeo
Organização: Guido Pescosolido
Tradução: Silvia Massimini Felix
Número de páginas: 254
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 59
ISBN: 978-65-5711-048-5

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom