Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 07 Verbetes redigidos por Rousseau revelam sua atuação no mundo da música

Clientes

Verbetes redigidos por Rousseau revelam sua atuação no mundo da música

Jul 26, 2021

Mais conhecido por sua prolífica produção filosófica, autor trafegou com desenvoltura no campo musical, revelando uma atuação também esmerada nesta área

Provavelmente o público leitor não esteja acostumado a procurar na figura do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau um teórico da música. No entanto, ele não só atuava neste campo como também trafegava por ele com desenvoltura e esmero. Uma das provas disso é este Dicionário de música, organizado por ele e lançado em português pela Editora Unesp, que reúne verbetes do mundo musical selecionados e redigidos pelo autor de Do contrato social e Emílio.

“A música é, de todas as belas-artes, a que tem o vocabulário mais extenso e para a qual um dicionário é, consequentemente, o que há de mais útil”, começa Rousseau, no prefácio datado de 20 de dezembro de 1764. “Assim, não se deve incluí-lo no rol das compilações ridículas que a moda, ou melhor, a mania dos dicionários multiplica a cada dia. Se este livro é bem-feito, ele é útil aos artistas. Se ele é ruim, não o é pela escolha do assunto nem pela forma da obra. Assim, seria um erro rejeitá-lo já pelo título. É preciso lê-lo para julgá-lo.”

E, lendo-o, é possível verificar que o livro cristaliza a posição de relevo que a música ocupa na vida – e na obra – de Rousseau, seja em escritos teóricos ou na composição de obras musicais, que inclusive lhe renderam certo prestígio na corte de Luís XV. “Antes mesmo que a atividade de escritor viesse a ‘iluminar’ seu caminho, o desejo de converter-se em músico logo manifestou seus signos na biografia do jovem Rousseau, imprimindo-lhe rumos tão espinhosos que um estudioso de sua obra chegaria mesmo a sugerir que ele só se tornara escritor ‘a despeito de não ter conseguido um lugar no mundo musical’”, escreve Fabio Stieltjes Yasoshima, que assina a tradução e as notas.

"Lendo estes verbetes do Dicionário de música tão cuidadosamente traduzidos por Fabio Stieltjes Yasoshima, o leitor talvez tenha dificuldade em reconhecer neles o filósofo mais polêmico de sua época, cultivador de paradoxos, denunciador da civilização”, anota, no posfácio, o pesquisador Pedro Paulo Pimenta. “No entanto, uma das muitas virtudes de Rousseau como escritor é a facilidade com que ele cultiva diferentes registros, adequando-se perfeitamente às exigências estilísticas de cada um deles.”

Não à toa a gênese dos verbetes constantes neste dicionário se dá por encomenda de Diderot e d’Alembert para a Enciclopédia, em 1749, projeto máximo do cultivo de interesses múltiplos. O empreendimento levou o autor a burilar e retificar por quase dez anos aqueles textos iniciais, vários deles redigidos às pressas naquele momento. “Magoado por causa da imperfeição de meus artigos, à medida que os volumes da Enciclopédia apareciam, resolvi reformular o todo em meu rascunho e fazer, a meu bel-prazer, uma obra à parte, tratada com mais cuidado”, pontua Rousseau.

Se os textos aparentemente nascem com o objetivo de contribuir para o conhecimento da terminologia predominante na prática musical francesa da época, ainda assim, hoje, permanecem atuais. Isso se demonstra na medida em que seu conteúdo se apresenta, tanto para o filósofo quanto para o musicólogo, ou, ainda, para o músico afeito à reflexão, como uma fonte de inestimável originalidade e riqueza. 

Sobre o autor – Escritor, filósofo e músico genebrino, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) é uma das grandes figuras do chamado Século das Luzes. Suas obras – entre elas, o Discurso sobre as ciências e as artes, o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, a Nova HeloísaDo Contrato Social Emilio – obtiveram logo enorme sucesso e desde então vêm motivando leituras apaixonadas de entusiastas e críticos nos séculos que o sucederam. 


Assista ao booktrailer: 
https://youtu.be/bf7tLRYK8gU

Título: Dicionário de música
Autor: Jean-Jacques Rousseau
Seleção, tradução, apresentação e notas: Fabio Stieltjes Yasoshima
Posfácio: Pedro Paulo Pimenta 
Número de páginas: 196
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 978-65-5711-023-2

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom