Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 10 Clássico do sociólogo T. H. Marshall discorre sobre cidadania e classe socialna Grã-Bretanha do pós-guerra

Clientes

Clássico do sociólogo T. H. Marshall discorre sobre cidadania e classe socialna Grã-Bretanha do pós-guerra

Oct 04, 2021

Texto ganha edição em português acrescido de análise de Tom Bottomore, na qual reexamina os conceitos de Marshall no contexto contemporâneo

Nascido a partir de palestras ministradas por T. H. Marshall em Cambridge, em 1949, o livro Cidadania e classe social – lançamento da Editora Unesp – tornou-se um clássico. Versando sobre teorias sociológicas da classe social e os debates acerca do emergente Estado de bem-estar social do pós-guerra, Marshall debruça-se sobre o conceito de cidadania, cujo lugar mostrou-se central em sua argumentação e em toda sua obra. Esta edição conta ainda com uma análise complementar de Tom Bottomore, na qual o significado de cidadania é reexaminado diante de circunstâncias históricas diferentes.

“Revendo a sua obra, parece-me que ela tem três características distintas e admiráveis”, anota Tom Bottomore no prefácio. “Primeiramente, a clareza e a elegância da exposição (qualidade bem rara entre os cientistas sociais); em segundo lugar, o seu modo cauteloso e crítico de analisar importantes tendências sociais e questões de formação de política; e, em terceiro, a expressão contida, mas muito visível, de esperança na possibilidade de alcançar mais justiça social.”

Passados mais de 70 anos de seu primeiro aparecimento, este ensaio seminal permanece pujante, mantendo a relevância ainda hoje a respeito dos três principais elementos que compõem a cidadania para Marshall. “Chamarei essas três partes, ou elementos, de civil, política e social”, anota o autor. “O elemento civil é composto dos direitos necessários à liberdade individual – liberdade da pessoa, liberdade de expressão, de pensamento e de fé, o direito de possuir propriedade e de concluir contratos válidos, e o direito à justiça. Por elemento político eu designo o direito de participar do exercício do poder político, como membro de um corpo investido de autoridade política ou como eleitor dos membros de tal corpo. Com elemento social, eu me refiro a toda a gama desde o direito a um mínimo de bem-estar e segurança econômicos até o direito de participar de todo o patrimônio social e de viver a vida de um ser civilizado de acordo com os padrões predominantes na sociedade.”

“Para os libertários, variando desde o Adam Smith Institute até o Institute for Economic Affairs, o Estado deveria funcionar unicamente para manter o primado da lei e a moeda”, sublinha, no preâmbulo, Robert Moore. “As relações entre os indivíduos deviam ser governadas pelo mercado, com recurso à lei somente se este causar dano. Todas as formas de coletivismo solapam o mercado e, quando o Estado procura ab-rogar isso tentando agregar as milhões de necessidades individuais que deviam ser mediadas pelo mercado, advêm o caos e a tirania política. Para Marshall, domar as forças do mercado era uma precondição essencial para uma sociedade justa.” 

Sobre os autores:

T. H. Marshall (1893-1981) foi professor de Sociologia na London School of Economics, diretor do Departamento de Ciências Sociais da Unesco e presidente da International Sociological Association.


Tom Bottomore (1920-1992) foi professor emérito na Universidade de Sussex, onde atuou como professor de Sociologia por dezessete anos. Foi presidente da British Sociological Association e da International Sociological Association. 

TítuloCidadania e classe social
Autor: T. H. Marshall e Tom Bottomore
Tradução: Luiz Antônio Oliveira de Araújo
Número de páginas: 198
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-65-5711-038-6

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom