Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Análise do pensamento neoconservador na política externa norte-americana

Clientes

Análise do pensamento neoconservador na política externa norte-americana

Sep 15, 2010

As questões e posicionamentos que marcaram a política externa norte-americana ao final da Guerra Fria e exerceram uma influência decisiva no governo George W. Bush são analisados em O pensamento neoconservador em política externa nos Estados Unidos, lançamento da Editora Unesp. Com uma abordagem ao mesmo tempo erudita e acessível, Carlos Gustavo Poggio Teixeira aponta, com base na análise de diversos textos produzidos por autores neoconservadores, a história e os temas que caracterizam o pensamento neoconservador na política externa do país com maior capacidade para transformar o sistema internacional.

Sem se fixar em perfis de indivíduos específicos, constrói a “biografia” de uma ideia, uma análise do pensamento neoconservador nos Estados Unidos como conjunto organizado de ideias. Poggio identifica algumas características presentes na tradição norte-americana de política externa, para entender o terreno sob o qual o pensamento neoconservador finca suas raízes. Em seguida, estabelece as bases para a compreensão de uma filosofia política do neoconservadorismo, na qual tentará identificar, principalmente, a visão neoconservadora de história, usando como referência a perspectiva conservadora clássica.

A obra traz uma discussão sobre o conceito de interesse nacional nas tradicionais correntes teóricas e ainda representa uma introdução a um tema pouco explorado pela academia brasileira. Por fim, discute como esta linha se insere em relação às tradicionais correntes teóricas de relações internacionais, ou seja, em que medida se afasta ou se aproxima das premissas assumidas pelas teorias realista e idealista.

Sobre o autor – Carlos Gustavo Poggio Teixeira é doutorando em Relações Internacionais pelo Programa Capes/Fulbright de Bolsas para Doutorado nos Estados Unidos da América, na Old Dominion University (Virgínia), onde também leciona no curso de Introdução à Política Internacional. Tem mestrado em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC-SP-Unesp-Unicamp), bacharelado em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialização em Organizações Internacionais pela Harvard University. Seus artigos foram publicados nos principais periódicos nacionais da área, tais como Revista Brasileira de Política Internacional, Contexto Internacional e Política Externa, e internacionais, como o American Diplomacy.

Título: O pensamento neoconservador em política externa nos Estados Unidos
Autor: Carlos Gustavo Poggio Teixeira
Número de páginas: 109
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 25
ISBN: 978-85-393-0035-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom