Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Coleção reúne estudos sobre a América Latina

Clientes

Coleção reúne estudos sobre a América Latina

Oct 03, 2011

O Memorial da América Latina lança no próximo dia 10 de outubro, às 19 horas, os primeiros títulos da coleção Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, resultado dos séminários realizados pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina e Prolam/USP (Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo). Organizados por Cremilda Medina, os três primeiros livros abordam a expansão das políticas de microcrédito, a linguagem das campanhas preventivas da Aids e as vida das populações indígenas em centros urbanos.

O impacto do microcrédito para a mulher latino-americana tem como tema central a pesquisa da economista Claudia Forte sobre até que ponto tais políticas beneficiavam mulheres empreendedoras de pequenos negócios, suas famílias, suas comunidades e os reflexos na sociedade como um todo. Nesta edição o leitor pode verificar as conclusões da pesquisadora, bem como as análises de Ladislau Dowbor, Márcio Braga, Renato Seixas e Cremilda Medina.

Em Aids na rota da esperança, a médica Sonia Maria Geraldes partilha sua experiência ao trazer o drama de suas pacientes e reflete sobre a vulnerabilidade feminina à infecção pelo vírus. Análises sobre estratégias diversas de campanha e políticas públicas, sobre os grupos de risco, sobre o papel da Comunicação Social, tomam seus devidos lugares nesse diálogo permeado por múltiplas vertentes, da filosófica à linguística, complementada pelos ensaios de José da Rocha Carvalheiro, Carlos Sandano, Edson Capoano e Cremilda Medina. 

Em Viagem à América Indígena: do Eldorado à cidade contemporânea, Pedro Ortiz vai ao encontro do índio latino-americano deslocado para as grandes cidades e se surpreende com as histórias que cruzam cultura ancestral e vida moderna. Paralelamente, Enrique Amayo Zevallos, Edson Capoano e Cremilda Medina refletem sobre culturas ancestrais nas sociedades contemporâneas, e Sinval Medina complementa com um fragmento de romance inspirado no encontro dos primeiros habitantes com os navegadores europeus no século XVI.

No lançamento, que acontece na Biblioteca do Memorial, Claudia Forte, Sonia Maria Geraldes e Pedro Ortiz vão apresentar uma síntese atualizada das obras. O preço de cada volume é R$ 20.

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina

O Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina é um projeto da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições sócio-econômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.

Lançamento da Coleção Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina
10 de outubro de 2011 (segunda-feira), às 19h
Biblioteca Latino-Americana – Portão 5
Estacionamento (pago) – Portão 4
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo / SP
Entrada franca

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3823-4780, e-mail [email protected] ou no site www.memorial.sp.gov.br

Document Actions

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Katia Saisi | [email protected] 
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom