Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Comunicadores debatem modelo de TV pública

Clientes

Comunicadores debatem modelo de TV pública

Nov 14, 2012

O Memorial da América Latina promove, no próximo dia 27 de novembro, às 19h30, o terceiro encontro em 2012 do projeto Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, que reúne comunicadores para discutir modelos de TV pública.

O evento é gratuito e aberto ao público, e conta com a participação da jornalista e pesquisadora Teresa Otondo, do pesquisador Pedro Ortiz e da comunicadora Liana Milanez, sob a coordenação da professora Cremilda Medina. O objetivo é discutir os modelos de televisão a partir de pesquisas que procuram delimitar as características da empresa privada, das emissoras estatais e das públicas.

A jornalista e pesquisadora Teresa Montero Otondo defendeu doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo, sobre o tema e acaba de publicar um livro com os resultados de seus estudos, Televisão Pública, para quem e para quê? (editora AnnaBlume). A pesquisa levanta as dificuldades ao se desenvolver a autonomia, gestão e identidade do modelo público tanto no Brasil como nos demais países da Região. No panorama internacional em que se destacam as experiências da Inglaterra e da França, surge quase sempre o paradigma da BBC até hoje inspirador para os latino-americanos.

Para debater as interações e diferenças da mídia televisiva sob esses parâmetros, Cremilda Medina, orientadora da tese e coordenadora do Foro, convidou para o seminário dois outros profissionais e estudiosos que assumiram ou assumem cargos de direção na tevê pública: Pedro Ortiz, também mestre e doutor pelo Prolam / USP, conhece em profundidade a situação latino-americana e, no Brasil, está ligado à tevê pública, dirigindo atualmente o Canal Universitário e a Associação Brasileira de Televisão Universitária; e Liana Milanez, outra experiente comunicadora e pesquisadora com mestrado em comunicação social na USP, onde pretende seguir no doutorado, que dirigiu a Tevê Educativa no Rio Grande do Sul e escreveu as histórias da Rádio MEC e da TVE Brasil, incorporadas pela Empresa Brasil de Comunicação, tendo atuado como gerente executiva das Rádios MEC, no Rio de Janeiro, até dezembro de 2011.

A partir das indagações de Teresa Otondo que, além de ter trabalhado em mídia impressa, foi chefe do Departamento de Documentários da TV Cultura de São Paulo, onde criou a Assessoria de Relações Internacionais, Pedro Ortiz e Liana Milanez, em diálogo com o auditório e sob a coordenação de Cremilda Medina, darão uma contribuição oportuna para a definição de um modelo de prestação de serviço à sociedade. Sem desqualificar os modelos privados e estatais, os pesquisadores apostam em critérios e valores que legitimem e garantam o futuro da televisão pública na América Latina.

Em busca do modelo de TV Pública: 11º Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina
Debate com a participação de Teresa Otondo, Pedro Ortiz e Liana Milanez, sob a coordenação de Cremilda Medina.
Data: 27/11/2012, às 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana – Memorial da América Latina 
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo (SP)
Entrada: Portão 5  - Estacionamento: Portão 4 (pago)
Entrada franca - serão fornecidos atestados de presença. 

Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 3823-4780, e-mail [email protected] ou pelo site www.memorial.org.br 

Document Actions
Logo Foro de Reflexão Permanente sobre a América Latina

O 11º seminário do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, programa da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, integrará a coleção de edições que estão publicadas pela Fundação. Entre os temas abordados, constam os títulos Poética dos Saberes; Aids na rota da esperança; Viagem à América Indígena – do Eldorado à cidade contemporânea; Impacto do microcrédito para a mulher latino-americana; Fronteiras latino-americanas, geopolítica do século XXI; Imagens errantes: resistência e cultura da moda. Todos os livros, que reúnem ensaios dos participantes dos seminários e outros colaboradores, são organizados por Cremilda Medina, coordenadora do Foro, jornalista, pesquisadora e professora titular da USP. 


Mais informações para a imprensa: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom