Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Pesquisadores debatem os conflitos geopolíticos na América Latina

Clientes

Pesquisadores debatem os conflitos geopolíticos na América Latina

Jun 10, 2011

As fronteiras nacionais geopolíticas e míticas da América Latina constituem o tema do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, que acontece no próximo dia 21 de junho (terça-feira), às 19h30, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, da Fundação Memorial da América Latina.

O objetivo desse debate é apresentar um panorama abrangente das fronteiras nacionais latino-americanas, por meio de um painel de quatro pesquisadores que focalizará os principais conflitos geopolíticos da região, bem como as visões míticas que atravessam os territórios. Serão tratados os seguintes temas, dentre outros: o conflito histórico Colômbia-Equador; a concepção norte-americana de “áreas não governadas” e o narcotráfico; a Tríplice Fronteira após o 11 de setembro de 2001; as narrativas do imaginário latino-americano que atravessam as fronteiras do Estado Nacional.

Sob a coordenação da pesquisadora Cremilda Medina (professora titular da Universidade de São Paulo), também integram a mesa a antropóloga social equatoriana Laura González C. (Pontifícia Universidade Católica de Quito), o colombiano Alberto Montoya, mestre em Relações Internacionais pelo Programa Santiago Dantas e professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - ESPM, Marcos Alan Ferreira, doutor em Ciência Política pela Unicamp e mestre em Relações Internacionais pelo Programa Santiago Dantas, professor da ESPM, e Edson Capoano, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam / USP), mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.
 

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina

É um projeto da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições sócio-econômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.

Serviço

Data: 21 de junho de 2011 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita do Memorial da América Latina | Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Metrô Barra Funda | São Paulo (SP)
Entrada franca

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3823-4780, e-mail [email protected] ou no site www.memorial.sp.gov.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Carlos Sandano | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom