Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Jornalistas Cremilda Medina e Demétrio Magnoli debatem liberdade de expressão e direito à informação

Clientes

Jornalistas Cremilda Medina e Demétrio Magnoli debatem liberdade de expressão e direito à informação

Oct 26, 2010

A Fundação Memorial da América Latina lança na próxima quinta-feira, 28 de outubro, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, o livro Liberdade de expressão, direito à informação nas sociedades latino-americanas, organizado por Cremilda Medina, oportunidade em que debate o tema com o jornalista Demétrio Magnoli.

Após as democratizações dos países latino-americanos, a luta pela Nova Ordem da Informação dos anos 1970 parecia não ter mais sentido, uma vez que todas as Constituições contemporâneas asseguram o pleno direito social à informação e à liberdade de expressão. No entanto, o debate se mantém acirrado no final da primeira década do século XXI, pois algumas situações denunciam recorrentes ameaças de autoritarismo e até mesmo de censura explícita aos meios de comunicação.

Para debater esses contextos, um seminário realizado em São Paulo, no Memorial da América Latina, no primeiro semestre de 2010, reuniu estudiosos e jornalistas que apresentaram diagnósticos oportunos sobre os embates atuais. Os ensaios, agora editados no livro Liberdade de expressão, direito à informação nas sociedades latino-americanas, abordam panoramas gerais da região, de países e de suas particularidades como Venezuela, Cuba, Argentina e Brasil. Os analistas também propõem um retrospecto histórico das contradições dos períodos de repressão às democracias contemporâneas. O seminário, idealizado por Cremilda Medina, jornalista e pesquisadora da Universidade de São Paulo, faz parte de um projeto iniciado em 1990 e que resulta na publicação da Série Novo Pacto da Ciência.

Essa obra traz importantes reflexões sobre a imprensa, televisão, Internet tanto no âmbito das mídias públicas quanto das empresas privadas. Do Brasil, comparecem os articulistas Demétrio Magnoli, Pedro Ortiz, Márcia Blasques, José Maria Mayrink, Alberto Dines e Eugênio Bucci. Adrián Padilla Fernández apresenta o panorama da Venezuela e Darío Pignotti, a análise sobre a Argentina. 

Cremilda Medina – Jornalista, possui especialização em Estudios Superiores de Jornalismo pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Periodismo Para América Latina, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, membro do corpo editorial das publicações Revista USP, Reproposta e Reportagensaio - Jornalismo em Trânsito. Organizou também os livros Energia, meio ambiente e comunicação social e Povo & Personagem - Sociedade, cultura e mito no romance latino-americano, sendo de sua autoria Ciência e Jornalismo: da herança positiva ao diálogo dos afetos e O signo da relação: comunicação e pedagogia, dentre várias outras obras publicadas.

Demétrio Magnoli – Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, doutor em Geografia Humana pela USP, é pesquisador do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional da USP. Atualmente escreve para O Estado de São Paulo e O Globo, bem como é integrante do Conselho Editorial da revista Interesse Nacional. Na condição de pesquisador, especializou-se nas áreas de Relações Internacionais e Geografia Política. Já publicou ensaios, organizou coletâneas e vários livros. Sua obra mais recente, Uma gota de sangue – história do pensamento racial (Ed. Contexto), foi lançada em 2009.

Debate e lançamento do livro Liberdade de expressão, direito à informação nas sociedades latino-americanas

Data: 28 de outubro de 2010 (quinta-feira) – 19h30 às 21h30

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping São Paulo (Rua Turiaçú, 2.100 – São Paulo, SP – Tel.: 3868-5100) 

Entrada franca

Document Actions

________________________________________________________________________________________________
Mais informações para a imprensa:

Fundação Memorial da América Latina
(11) 3823-4780 | E-mail: [email protected] | www.memorial.sp.gov.br

Pluricom Comunicação Integrada
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br