Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Pesquisadores debatem ciência e arte no Memorial da América Latina

Clientes

Pesquisadores debatem ciência e arte no Memorial da América Latina

Nov 21, 2011

A Fundação Memorial da América Latina promove, na próxima semana, o quarto encontro em 2011 do projeto Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, que terá como tema "Ciência e Arte: complexidade, compreensão e identidade cultural", com a participação dos pesquisadores Cremilda Medina, Patrícia Patrício, Dimas A. Künsch e Renato Seixas.

O objetivo do debate é fazer uma revisão metodológica que cruze o rigor científico à expressão artística em pelo menos três características do saber humano: complexidade, compreensão e identidade cultural.

Sob a coordenação da pesquisadora Cremilda Medina (professora titular da Universidade de São Paulo), integram a mesa três pesquisadores, cujas dissertações de mestrado e teses de doutorado contribuem para os estudos metodológicos da ciência, se valendo da interdisciplinaridade dos campos de conhecimento e da fértil aproximação com a intuição artística. São eles:

• Patrícia Patrício, mestre e doutora pela ECA / USP, jornalista e professora universitária, é atualmente analista de comunicação integrada na FSB Comunicações e editora da revista do Centro Paula Souza. Em seu trabalho científico, dedicou-se à complexidade e as relações sociais nos signos que avançam da objetividade à inter e transubjetividade. Ao estudar a música, com ênfase no piano, verifica o exercício da sutileza complexa na criação artística.

• Dimas A. Künsch, mestre pelo Programa Latino-Americano de Pós-Graduação sobre América Latina (Prolam/USP), doutor pela ECA/USP, coordena o programa de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. De sua origem, a filosofia, traz ao debate da crise de paradigmas contemporânea, o valor que transcende a explicação assertiva das teses científicas na relação homem-mundo e nas circunstâncias societárias. Para o pesquisador, há de se conquistar, na ciência, a pragmática da compreensão, tão presente na intuição do artista.

• Renato Seixas, mestre e doutor pelo Prolam/USP, é professor da Escola de Arte e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Em sua tese de doutorado constatou, por meio do exame da publicidade na América Latina, as forças simbólicas que se cruzam às político-econômicas e afirmam constantemente a identidade cultural.

O evento acontece na próxima segunda-feira, 28 de novembro de 2011, às 19h, na Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar, da Fundação Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda). A entrada é franca e serão emitidos certificados de presença.

Mais informações estão disponíveis no site: www.memorial.sp.gov.br, por e-mail: [email protected] ou telefone (11) 3823-4780. 

Document Actions

O Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina é um projeto da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições socioeconômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.


Mais informações para a imprensa: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom