Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Pesquisadores discutem marcas de identidade na arte e na praça pública na América Latina

Clientes

Pesquisadores discutem marcas de identidade na arte e na praça pública na América Latina

Oct 06, 2010

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina apresenta pesquisas sobre imaginários urbanos. Evento gratuito acontece no próximo dia 14 de outubro.

Em continuidade ao programa do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, iniciado no segundo semestre de 2010, serão debatidas, no dia 14 de outubro próximo, as marcas de identidade na arte e na praça pública. A iniciativa da Cátedra Unesco Memorial da América Latina chega assim ao seu terceiro encontro, que se propõe levar a público reflexões originárias da produção científica desenvolvida nas universidades brasileiras.

Nesse evento, estarão reunidas duas teses de doutorado defendidas no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo.

Hélcio Magalhães, gestor de artes gráficas do SESC São Paulo, pesquisou os imaginários urbanos na praça pública e comparou a Praça da Sé com a Praça de Maio, em Buenos Aires. O espaço público e o simbólico revelam, para o pesquisador, importantes significados sociais, sobretudo em momentos de grande tensão política. O trabalho do artista A.C. Pais (imagem acima) será um dos analisados.

Mariza Bertoli, ensaísta e crítica de arte, transpõe a produção simbólica contemporânea para a ancestralidade mítica latino-americana expressa na arte. Em particular, faz a leitura cultural da obra plástica de Francisco Brennand e Gilvan Samico (Brasil), de Oswaldo Viteri (Equador) e de Gustavo Nackle (Uruguai), realizada no período compreendido entre as décadas de 1960 e 1990.

A coordenação da mesa caberá à orientadora dos dois doutores, Lisbeth Rebolo, professora titular da Universidade de São Paulo e historiadora da arte na América Latina. Cremilda Medina, coordenadora acadêmica do Foro Permanente e também professora titular da USP, debaterá o tema no âmbito dos estudos culturais e da comunicação, pesquisa que desenvolve no Prolam e na Escola de Comunicações e Artes – ECA / USP.

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina

O Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina é um projeto da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina e Renato Seixas. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições sócio-econômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.

Imaginários urbanos na América Latina: símbolos na arte e na praça pública
Data: 14 de outubro de 2010 (quinta-feira), 19h
Local: Anexo dos Congressistas / Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
São Paulo / SP
Entrada franca

Informações
www.memorial.sp.gov.br 
[email protected] 
Fone (11) 3823-4780

Document Actions

______________________________________________________________________________
Pluricom Comunicação Integrada

Jornalista: Carlos Sandano | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom